Mercado brasileiro de lubrificantes cresce em 2011.
Imprimir
Indicar para amigo
Ainda com números estimados, o mercado brasileiro de lubrificantes apresentou, em
2011, um crescimento de cerca de 5,5% com relação a 2010, atingindo cerca de
1.370.000 metros cúbicos. As importações de óleos básicos continuam significativas,
com cerca de 584 mil m3, para uma produção nacional de 602 mil m3.
Os principais atores desse mercado continuam sendo as 9 empresas ligadas ao Sindicato
Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes –
SINDICOM, que representam aproximadamente 82,4% do mercado, ficando os outros
17,6% para os demais produtores.
A região Sudeste continua sendo o maior centro consumidor, com 54,4% do total
comercializado no país, seguida da região Sul com 17,9%, a Nordeste com 12,2%, a
Centro-Oeste com 8,9% e a Sul com 6,7%.
A revista Lubes em Foco está preparando uma matéria completa sobre o mercado
brasileiro de lubrificantes, suas peculiaridades e números finais, que deverá ser
apresentada na edição 29, no próximo mês.