Volvo apresenta nova especificação VDS-4.5 / API CK-4
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A Volvo Trucks North America anunciou que vai oferecer um novo óleo de primeiro enchimento para os seus motores D11, D13 e D16, que atendem à nova especificação de óleo Volvo VDS-4.5, que também é superior à API CK-4. Segundo a empresa, os motores Volvo operando com o novo óleo serão capazes de ampliar os intervalos entre as trocas de óleo, economizando em custos de serviço e aumentando o tempo de atividade.

A Volvo disse que o óleo VDS-4.5 foi submetido à análise e testes cuidadosos para garantir que as mudanças atendem aos rigorosos padrões de confiabilidade e desempenho da empresa. A viscosidade (10W30) é a mesma da especificação atual para primeiro enchimento. No entanto, o óleo terá melhor desempenho quanto à oxidação e controle de aeração. O VDS-4.5 é compatível com os motores com níveis de emissões mais antigos, e pode ser utilizado nesses motores sem problemas.

Para o óleo do motor e os filtros, os novos intervalos de manutenção recomendados adicionam milhas extras sobre o período de troca, para cada um dos três ciclos de trabalho: de longo curso, de curso regional e de transporte pesado, como definido pelo consumo de combustível. Esses intervalos foram aumentados para 55.000 milhas para longo curso, 40.000 milhas para regionais e 30.000 milhas para pesados.

"Assumindo que a vida útil do veículo 600.000 milhas em trabalho de estrada, os novos intervalos de óleo do motor vão permitir que os proprietários de caminhões eliminem entre quatro e 16 trocas de óleo, dependendo do ciclo de trabalho, em comparação com o plano de manutenção anterior", disse John Moore, gerente de marketing de produto – powertrain da Volvo. "Nos custos do óleo por si só, já representa uma economia de centenas de dólares por ano, mesmo para os ciclos de trabalho mais leves. Essa economia seria substancialmente maior para as operações que não executam a manutenção preventiva em casa".

Para os proprietários que decidirem utilizar o óleo Volvo VDS-4 atual, os intervalos de troca de óleo atuais, mais baixos, permanecerão. Se o tempo inativo do motor é maior do que 30 por cento, os operadores deverão utilizar o próximo intervalo de drenagem mais curto.

Volvo VDS-4.5 estará disponível a partir de outubro.

Fonte: OEM / Lube News