CPT da ANP recebe comissão de lubrificantes.
Imprimir
Indicar para amigo
Ao realizar sua última reunião mensal desse ano, em Brasília, na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, o grupo integrante da Comissão de Lubrificantes do IBP, debateu temas de grande importância para o segmento de lubrificantes e visitou as instalações do novo no Centro de Pesquisas Tecnológicas – CPT, reinaugurado em junho deste ano, após as obras de expansão.
A Comissão de Lubrificantes celebrou esse ano seus 20 anos de existência, reunindo praticamente todos os componentes da cadeia produtiva do segmento no Brasil, discutindo temas de alta relevância para o país e colaborando com os órgãos do governo para a elaboração de normas que regulam o mercado. Como de costume, sua última reunião do ano foi relacionada a uma vista técnica relacionada com suas atividades.
Para o coordenador Pedro Nelson Belmiro, é muito importante esse relacionamento entre técnicos do setor, empresários e órgãos legisladores. “Existem pontos críticos a serem discutidos, e a colaboração entre os elos de toda a cadeia produtiva produz sempre um resultado positivo, para o amadurecimento do mercado e a melhoria de sua qualidade”, comentou Belmiro.
O CPT é hoje um laboratório de reconhecimento nacional em análise de combustíveis, contando com equipamentos da mais alta tecnologia, comparáveis aos dos maiores centros de pesquisas e tecnologia do Brasil. Além de lubrificantes e combustíveis, também possui um laboratório de petróleo, capaz de realizar e analisar um sistema de destilação para a determinação da qualidade do petróleo e auxiliar em sua precificação.
Além disso, o CPT realiza atualmente quatro programas interlaboratoriais (PIs) relacionados a combustíveis, marcadores, metanol/etanol e biodiesel. O próximo programa a ser instalado será para os lubrificantes, e a Agência espera uma boa adesão das empresas do setor, uma vez que o programa interlaboratorial tem a finalidade principal de melhorar o desempenho dos laboratórios e, com isso, garantir às empresas mais tranquilidade na fabricação e na conformidade de seus produtos.