GE lança nova geração de transformadores usando éster
 Imprimir     Indicar para amigo
A Prolec-GE, uma joint venture entre a General Eletric e a mexicana Xignux S.A, e também uma das maiores fabricantes de transformadores das Américas, anunciou que desenvolveu um produto que utiliza um éster líquido sintético ao invés de o óleo mineral tradicional. O novo transformador será introduzido pela Comissão Federal de Eletricidade (CFE) do México para ajudar a modernizar as subestações na Cidade do México e sua área metropolitana.

Os transformadores representam o desafio mais significativo na área de segurança contra incêndio nas subestações elétricas. Utilizando um líquido menos inflamável como o éster sintético como fluido refrigerante e isolante elétrico, no lugar dos óleos minerais tradicionais, os riscos são bastante reduzidos.

O éster sintético possui um alto ponto de fulgor, que o faz ser virtualmente incapaz de sustentar o fogo, no caso de as proteções do transformador interromper o arco elétrico, em um evento com fogo. Além disso, a potencial contaminação do solo com uma ruptura de tanque é reduzida, já que o éster é biodegradável. Os novos transformadores são projetados para operar tanto em ambientes fechados como externamente, e serão instalados pela CFE em áreas densamente povoadas da Cidade do México.

Essa aplicação urbana cria desafios além da compatibilidade ambiental, com restrições de tamanho e peso. As áreas superpopuladas requerem medidas de segurança para minimizar o potencial de incêndio e riscos de explosão.

Fonte: OEM / Lube News