ASTM propõe padrão para fluido hidráulico biodegradável.
 Imprimir     Indicar para amigo
Fluidos hidráulicos biodegradáveis têm sido especificados com freqüência por entidades governamentais e industriais americanas. O novo padrão proposto pela ASTM WK31234, que trata da especificação de fluidos hidráulicos biodegradáveis e baixa toxicidade ao meio aquático, tem a finalidade de tornar mais fácil garantir que o produto adequado será utilizado em locais de maior sensibilidade ambiental.

“A responsabilidade pela compatibilidade ambiental é do fornecedor de lubrificantes que cita o atendimento dessa especificação em seu boletim técnico de dados”, disse o CEO da Panolin International Inc, e membro da ASTM, Patrick Laemmle.

Os fluidos cobertos pela especificação ASTM WK21234 são usados em aplicações hidráulicas tanto industriais como em equipamentos móveis. Fluidos biodegradáveis têm um desempenho diferente dos óleos minerais tradicionais, criando, dessa forma, uma necessidade de separar suas classificações.

Laemmle diz que os fabricantes de bombas, válvulas, cilindros, mangueiras e selos poderiam todos fazer uso da ASTM WK31234, e também os operadores e usuários finais de equipamentos estacionários e móveis. O padrão proposto também pode ser utilizado para atender ao governo.

A ASTM WK31234 está sendo desenvolvida pelo Subcomitê D02.N0.03, em ECO-Evaluated Fluids, parte do Comitê D02 de Produtos de Petróleo, Combustíveis Líquidos e Lubrificantes. Laemmle diz ainda que todos os interessados, particularmente os fabricantes de equipamentos originais, são benvindos a participar nas atividades dos padrões em desenvolvimento do D02.N0.03.



Fonte: Lube Report