ANP reúne agentes do mercado de lubrificantes.
Imprimir
Indicar para amigo
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP realizou, no dia 23 de janeiro, um encontro onde estiveram presentes representantes da própria Agência, do Ministério de Minas e Energia e do mercado de lubrificantes, para apresentar os sistemas ligados ao setor existentes na ANP, e explicar o desenvolvimento de um novo sistema para acompanhamento do mercado.
“O objetivo é fazer do Fórum um ambiente de discussão, de atualização de pauta, de debate sobre demandas do setor, para que possamos alinhar nossos conhecimentos e interagir com vocês sobre o dia a dia do setor”, afirmou o superintendente de Abastecimento da ANP, Aurélio Amaral.
do diretor do Departamento de Combustíveis Derivados de Petróleo do Ministério de Minas e Energia (MME), Cláudio Ishihara complementou que, para o MME, “é muito importante o contato com a ANP e os agentes econômicos para termos uma noção mais próxima do que é o mercado, para traçar diretrizes e políticas de longo prazo, que atendam tanto ao desenvolvimento do país quanto ao do setor”.
Em seguida, foram apresentados os sistemas ligados ao setor existentes na ANP: o COLB, para cadastro de produtores e importadores de óleo básico; e o Coleta, para envio de dados por produtores de óleo acabado, coletores e rerrefinadores. Foi explicado ainda que se encontra em desenvolvimento um novo sistema, o Lubes, que permitirá acompanhar o mercado mais profundamente, recebendo dados de todo o mercado, gerando um número maior de informações e possibilitando entender os fluxos logísticos de produtos.