IPI menor para carros será prorrogado até o fim do ano.
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O Governo brasileiro desistiu de elevar novamente a alíquota do Imposto sobre
Protudos Industrializados para automóveis a partir de abril. A decisão foi anunciada
pelo ministro Guido Mantega, em 30 de março, e com isso, as alíquotas do IPI para os
carros permanecem no atual patamar até o fim deste ano. Mesmo com essa decisão, o
tributo ainda seguirá em um patamar acima do que estava sendo cobrado.
A medida, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem por objetivo "não haver
risco de que houvesse uma queda nas vendas ao longo do ano". "A indústria
automobilística é muito importante para a economia brasileira. Ela representa 25% da
produção industrial. Então, para manter a produção industrial crescendo, é importante
que a indústria automobilística continue crescendo", afirmou.
O governo informou ainda que busca estimular não somente o setor automotivo com a
decisão, classificado como "um dos principais motores da economia", mas também
"toda a cadeia automobilística, como as indústrias de autopeças, de estofamento e de
acessórios".
Alíquotas do IPI
Para carros populares (até 1.0), por exemplo, a alíquota que valeu entre janeiro e o fim
do mês de março deste ano foi de 2% - e assim permanecerá até o final de 2013. No fim
do ano passado, entretanto, o IPI de carros populares estava em zero. Ainda assim, o IPI
está menor do que a alíquota considerada "normal" pelo governo para esta categoria de
veículos, que é de 7%. Sem a decisão do governo, o IPI de carros populares subiria para
3,5% de abril a junho e a alíquota de 7% seria retomada a partir de julho.
Para carros com motores de 1.0 a 2.0 (flex), a aliquota permanecerá, portanto, em 7%
até o fim deste ano - patamar que vigora atualmente. No fim do ano passado, o IPI
destes carros estava em 5,5%. Se a decisão de prorrogar a atual alíquota não fosse
tomada pelo governo, o IPI, nestes casos, subiria para 9% entre abril e junho e avançaria
para a alíquota considerada "normal" de 11% a partir de julho deste ano.
Para carros a gasolina, 1.0 a 2.0, a alíquota permanecerá no atual patamar de 8% até o
fim deste ano. Sem a decisão de prorrogar a atual alíquota, ela subiria para 10% entre
abril e junho e para 13%, nível considerado "normal", a partir de julho deste ano. No
fim de 2012, o IPI destes veículos estava em 6,5%.
Para utilitários, a alíquota do IPI permanecerá no atual patamar de 2% até o fim deste
ano. Sem a prorrogação, o IPI subiria para 3% de abril a junho e para o patamar
considerado "normal" de 8% a partir de julho deste ano. Para veículos acima de 2.000
cilindradas, a alíquota permanece inalterada em 25% para os veículos a gasolina e em
18% para os carros flex, informou o Ministério da Fazenda.
Fonte: Jornal Nacional – Rede Globo