SAE cancela duas classificações de especificações militares.
 Imprimir     Indicar para amigo
A SAE International anunciou o cancelamento das classificações J2359 e J2361 que tratavam de especificações de óleos lubrificantes para motores diesel pesados de uso militar. Os padrões das referidas classificações foram escritos há 15 anos atrás, e as Forças Armadas americanas já não viam mais utilidade em seus usos.

Os cancelamentos foram solicitados pelas Forças Armadas dos Estados Unidos desde 2007, porém, a SAE não havia até agora obtido um número suficiente de membros para votar e determinar sobre o assunto.

No documento de solicitação, o engenheiro de projeto da Equipe de Tecnologia em Combustíveis e Lubrificantes das Forças Armadas, Allen S. Comfort, explicou que as classificações SAE J2359 (MIL-PRF-2104G) e SAE J2361 (MIL-PRF-2104G + teste de corrosão) foram originalmente publicadas em novembro de 1998 como uma descrição comercial, com o objetivo de facilitar organizações não-governamentais, como a SAE, a alinhar as necessidades militares com os fabricantes e fornecedores comerciais.

Ainda segundo Comfort, "infelizmente" as categorias comerciais de óleo diesel para serviço pesado foram desenvolvidas, desde então, tendo como forças direcionadoras os requisitos de emissões, enquanto as necessidades militares são dominadas por durabilidade do equipamento e disponibilidade imediata para entrar em combate.

“Dessa forma, os requisitos comerciais e militares se tornaram cada vez mais fora de sintonia, e essa inconsistência levou a um interesse muito pequeno da indústria, sendo mais eficiente que os documentos relativos às especificações militares para esses óleos sejam controlados no âmbito do Departamento de Defesa, atendendo às necessidades de desempenho dos equipamentos militares”, concluiu Comfort.

As classificações canceladas foram somente as da SAE, continuando a existência das especificações MIL-PRF, com os desempenhos exigidos pelos militares.

Fonte: Lube Report