Refinaria Abreu e Lima vai produzir Diesel Verde.
 Imprimir     Indicar para amigo
A Petrobras lançou, no 1º dia do ano, o Diesel S-10 com baixo teor de enxofre para o Brasil. O combustível substitui integralmente o Diesel S-50. A construção da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), no Complexo de Suape, terá pelo menos 70% do processamento de petróleo dedicado à produção de diesel e o combustível estará alinhado à onda verde do mercado.

A RNEST vai produzir óleo Diesel S-10 para abastecer os mercados do Norte e Nordeste. Atualmente as regiões são atendidas por importação e em parte por produção nacional. Com capacidade para processar 230 mil barris de petróleo por dia, a Abreu e Lima será uma espécie de fábrica de diesel, como costuma brincar o presidente Marcelino Guedes. A previsão da Petrobras é que a unidade de refino entre em operação em novembro de 2014 e que até lá o empreendimento custe US$ 21,2 bilhões.

Entre 2005 e 2011 a Petrobras investiu R$ 38,5 bilhões para modernizar seu parque de refino e adequar a logística para atendimento ao mercado interno, dos quais R$ 19,6 bilhões foram aplicados na produção e movimentação do diesel de baixo teor de enxofre. Entre 2012 e 2016, ainda serão investidos outros R$ 27,2 bilhões na modernização das refinarias e adequação da logística. Desse total, R$ 20,7 bilhões serão usados no programa de qualidade do diesel.

Com a utilização do Diesel de 10 ppm (dez partes por milhão de enxofre), o Brasil alcança o status da Europa no nível de emissões. Num passado bastante recente, municípios das regiões metropolitanas do País utilizavam diesel com emissão de 500 ppm. No interior, a situação era ainda pior, com o uso de combustível de 2.000 ppm.

Há 30 anos sem construir uma nova refinaria no Brasil, a Petrobras decidiu erguer a Abreu e Lima com conceito de sustentabilidade diferente do antigo parque de refino.

Por isso ela vai processar o primeiro barril de petróleo de olho na produção do diesel verde. Além do teor de enxofre ainda menor, o novo Diesel S-10 tem número de cetano (medida de qualidade de ignição) 48 contra 46 do Diesel S-50 com benefícios de melhor partida a frio, redução de fumaça branca, redução na formação de depósitos e aumento da vida útil do óleo lubrificante que podem ser facilmente percebidos pelos motoristas. Esses benefícios também podem ser observados inclusive nos motores de tecnologia anteriores a 2012.

Fonte: Petrobras