Refinaria Abreu e Lima vai produzir Diesel Verde.
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A Petrobras lançou, no 1º dia do ano, o Diesel S-10 com baixo teor de enxofre para
o Brasil. O combustível substitui integralmente o Diesel S-50. A construção da
Refinaria Abreu e Lima (RNEST), no Complexo de Suape, terá pelo menos 70%
do processamento de petróleo dedicado à produção de diesel e o combustível
estará alinhado à onda verde do mercado.
A RNEST vai produzir óleo Diesel S-10 para abastecer os mercados do Norte e
Nordeste. Atualmente as regiões são atendidas por importação e em parte por produção
nacional. Com capacidade para processar 230 mil barris de petróleo por dia, a Abreu e
Lima será uma espécie de fábrica de diesel, como costuma brincar o presidente
Marcelino Guedes. A previsão da Petrobras é que a unidade de refino entre em
operação em novembro de 2014 e que até lá o empreendimento custe US$ 21,2 bilhões.
Entre 2005 e 2011 a Petrobras investiu R$ 38,5 bilhões para modernizar seu parque de
refino e adequar a logística para atendimento ao mercado interno, dos quais R$ 19,6
bilhões foram aplicados na produção e movimentação do diesel de baixo teor de
enxofre. Entre 2012 e 2016, ainda serão investidos outros R$ 27,2 bilhões na
modernização das refinarias e adequação da logística. Desse total, R$ 20,7 bilhões
serão usados no programa de qualidade do diesel.
Com a utilização do Diesel de 10 ppm (dez partes por milhão de enxofre), o Brasil
alcança o status da Europa no nível de emissões. Num passado bastante recente,
municípios das regiões metropolitanas do País utilizavam diesel com emissão de 500
ppm. No interior, a situação era ainda pior, com o uso de combustível de 2.000 ppm.
Há 30 anos sem construir uma nova refinaria no Brasil, a Petrobras decidiu erguer a
Abreu e Lima com conceito de sustentabilidade diferente do antigo parque de refino.
Por isso ela vai processar o primeiro barril de petróleo de olho na produção do diesel
verde. Além do teor de enxofre ainda menor, o novo Diesel S-10 tem número de cetano
(medida de qualidade de ignição) 48 contra 46 do Diesel S-50 com benefícios de
melhor partida a frio, redução de fumaça branca, redução na formação de depósitos e
aumento da vida útil do óleo lubrificante que podem ser facilmente percebidos pelos
motoristas. Esses benefícios também podem ser observados inclusive nos motores de
tecnologia anteriores a 2012.
Fonte: Petrobras