Projeto MOM do API certifica distribuidores e centros de troca.
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O Instituto Americano de Petróleo (API), que já vem licenciando óleos de motor há vários anos, e testando sua qualidade no mercado, desenvolveu o projeto Motor Oil Matters (MOM), para complementar seu programa de monitoramento e aumentar a garantia de que o consumidor receba em seu carro óleos de boa qualidade.

O API lançou o programa de licenciamento também para os distribuidores e centros de troca de óleo, como parte da expansão da campanha chamada de MOM, que unifica as responsabilidades de toda a cadeia produtiva e de distribuição.

O programa MOM foi lançado no ano passado, seguindo os padrões do programa de mesmo nome da empresa Pennzoil-Quaker State, iniciado em 2009, para educar os consumidores sobre a importância da qualidade dos óleos de motor para seus veículos.

O API reconheceu o valor da campanha e expandiu a abrangência do programa para a indústria como um todo, incluindo os agentes que comercializam, distribuem e trocam óleos. No início deste ano, o instituto publicou os primeiros procedimentos básicos para o estabelecimento de uma cadeia de custódia, que permitem aos distribuidores identificar os produtos entregues aos centros de troca, e a estes também identificar os óleos colocados nos veículos dos clientes.

Todo cliente de um local certificado pelo MOM receberá um recibo com o nome comercial, a viscosidade e o nível de desempenho do óleo colocado em seu carro.

Os distribuidores e centros de troca licenciados pelo API poderão utilizar esta licença como propaganda e ferramenta de marketing, identificando-se como provedores confiáveis de produto e serviço.

O programa MOM pretende atuar como defensor e educador do consumidor, alertando para os benefícios de usar óleos de qualidade, através de mídias sociais, internet e eventos industriais.

Os distribuidores e os centros de troca de óleo podem se unir ao MOM e tornarem-se parte deste novo símbolo de qualidade que atrairá a confiança do consumidor.