Projeto MOM do API certifica distribuidores e centros de troca.
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O Instituto Americano de Petróleo (API), que já vem licenciando óleos de motor há
vários anos, e testando sua qualidade no mercado, desenvolveu o projeto Motor Oil
Matters (MOM), para complementar seu programa de monitoramento e aumentar
a garantia de que o consumidor receba em seu carro óleos de boa qualidade.
O API lançou o programa de licenciamento também para os distribuidores e centros de
troca de óleo, como parte da expansão da campanha chamada de MOM, que unifica as
responsabilidades de toda a cadeia produtiva e de distribuição.
O programa MOM foi lançado no ano passado, seguindo os padrões do programa de
mesmo nome da empresa Pennzoil-Quaker State, iniciado em 2009, para educar os
consumidores sobre a importância da qualidade dos óleos de motor para seus veículos.
O API reconheceu o valor da campanha e expandiu a abrangência do programa para a
indústria como um todo, incluindo os agentes que comercializam, distribuem e trocam
óleos. No início deste ano, o instituto publicou os primeiros procedimentos básicos para
o estabelecimento de uma cadeia de custódia, que permitem aos distribuidores
identificar os produtos entregues aos centros de troca, e a estes também identificar os
óleos colocados nos veículos dos clientes.
Todo cliente de um local certificado pelo MOM receberá um recibo com o nome
comercial, a viscosidade e o nível de desempenho do óleo colocado em seu carro.
Os distribuidores e centros de troca licenciados pelo API poderão utilizar esta licença
como propaganda e ferramenta de marketing, identificando-se como provedores
confiáveis de produto e serviço.
O programa MOM pretende atuar como defensor e educador do consumidor, alertando
para os benefícios de usar óleos de qualidade, através de mídias sociais, internet e
eventos industriais.
Os distribuidores e os centros de troca de óleo podem se unir ao MOM e tornarem-se
parte deste novo símbolo de qualidade que atrairá a confiança do consumidor.