Revista Lubes em Foco
Revenda Atacadista mostra sua força no 2° EALUB.
 Imprimir     Indicar para amigo
O Sindilub promoveu nos dias 18 e 19 de novembro o 2° Ealub - Encontro Nacional dos Revendedores Atacadistas de Lubrificantes e a 1ª ExpoLubrificantes, em Campinas, interior de São Paulo. O evento reuniu mais de 400 pessoas que participaram das palestras e visitaram a exposição.

Na abertura do evento, o presidente do Sindilub, Laercio Kalauskas destacou a comemoração dos 20 anos do Sindicato, as lutas da categoria e o trabalho do Sindilub em prol da regulamentação da atividade. Segundo ele, já está na hora do mercado saber "quantos somos e onde estamos e isso somente será possível com a regulamentação da atividade".

Dentre os temas abordados destaque para a regulamentação da atividade, que foi abordada pelo Superintendente de Abastecimento da ANP, Dirceu Amorelli. Embora ainda não exista uma data definida para a publicação da Resolução que deverá regular a revenda atacadista, o superintendente afirmou que o lubrificante é prioridade para a Agência.

Embora o setor não seja regulamentado, a ANP fez questão de mostrar como atuam os agentes da Fiscalização, e o quanto esse trabalho vem contribuindo para a proteção do consumidor, que é o foco do trabalho da Agência.

As palestras também deram destaque para a questão da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os Acordos Setoriais de Embalagens Plásticas Usadas de Óleos Lubrificantes e o Projeto Jogue Limpo ao qual os revendedores atacadistas poderão aderir para destinação final das embalagens.

As sinergias entre os mercados apareceram no Painel sobre o Mercado, o qual reuniu os grandes e pequenos produtores de óleos lubrificantes, a revenda Atacadista, o rerrefino do óleo lubrificante usado e a atividade TRR (transportador-revendedor-retalhista), que também comercializa os óleos lubrificantes.

Falando em nome do Sindilub, o diretor Ruy Ricci destacou a necessidade do revendedor superar as expectativas do cliente para não acabar se tornando um mero entregador de produto.

Para o mediador do Painel, Paulo Miranda, presidente da Fecombustíveis, é válida a busca do Sindilub por uma regulamentação da revenda Atacadista, no entanto, é preciso ter cuidado para não gerar problemas contra o próprio negócio.

O evento contou ainda com palestras do jornalista Paulo Herinque Amorim, do consultor Waldez Ludwig, e do piloto Ingo Hoffmann, todas muito aplaudidas pelos presentes. A exposição também foi considerada um ponto alto do evento, por permitir além de uma ação de relacionamento entre os fornecedores e os empresários do setor, a realização e o encaminhamento de novos negócios.

Fonte: AZM Comunicações – Ana Azevedo