Comperj ampliará em quase 50% a capacidade nacional.
 Imprimir     Indicar para amigo
A entrada em operação da unidade de produção de óleos básicos lubrificantes na refinaria COMPERJ, da Petrobras no Rio de Janeiro, em 2016, aumentará a capacidade de produção brasileira em cerca de 400 mil m3, significando quase a metade da capacidade atual de 840 mil m3. Essa refinaria produzirá básicos do grupo II para atender à crescente demanda por básicos de melhor qualidade.

A informação foi passada ao mercado na apresentação feita pelo Gerente de Comércio Interno de Lubrificantes e Parafinas da Petrobrás, Bernardo Noronha Lemos, durante o Segundo Encontro com o Mercado da revista LUBES EM FOCO, no dia 3 de julho.

A Petrobrás produz atualmente somente óleos básicos do grupo I em duas refinarias: a Reduc e a Rlam, tendo ainda a Lubnor, em Fortaleza produzindo óleos básicos naftênicos. A capacidade total atual é de 840 mil m3, sendo que a produção real atingiu a pouco mais de 602 mil m3, no ano de 2011.

Bernardo Lemos explicou ainda que a opção da Petrobrás levou em consideração as tendências do mercado automotivo, em que se espera um aumento significativo da demanda por básicos de melhor qualidade, e ainda a viabilidade com a cesta de petróleos que serão direcionados ao COMPERJ. “O empreendimento possui escala de mercado dentro do core business da empresa, e está alinhado com as necessidades futuras do mercado, principalmente considerando os requerimentos dos modernos motores a diesel”, comentou Lemos.

Foi mostrado ainda no Encontro com o Mercado que a Petrobras está trabalhando com um cenário de crescimento da economia brasileira nos próximos anos e o consequente crescimento do consumo de lubrificantes. A modernização da frota irá também impulsionar mudanças nas formulações de lubrificantes demandando mais básicos de melhor qualidade.