Revista Lubes em Foco
Estado do RJ tem primeiro acordo de logística reversa.
 Imprimir     Indicar para amigo
Foi firmado, no dia 4 de junho, o Termo de Compromisso de logística reversa de embalagens plásticas de óleo lubrificante, visando à implementação de um sistema de coleta e encaminhamento à reciclagem, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Até o fim do ano serão recolhidas 8 milhões de embalagens de óleo lubrificante.

O acordo setorial, pioneiro no Rio de Janeiro, foi assinado pelo Secretário do Ambiente, Carlos Minc, além de titulares dos Sindicatos do setor, como Sindicom (distribuidoras), Sindcomb e Sindestado (postos), SindTRR (transportadores revendedores retalhistas) e Sindilub (comércio atacadista).

Desde 2005, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes – Sindicom e suas associadas do mercado de fabricação e importação de óleos lubrificantes, mantêm o programa Jogue Limpo, que recolhe embalagens usadas e as encaminha para a reciclagem, segundo o conceito de responsabilidade compartilhada prevista na Política Nacional.

O Jogue Limpo, que começou a ser implementado no Rio de Janeiro há dois anos, coletou e reciclou 133 toneladas de plástico no estado em 2011, o que equivale a 2,7 milhões de embalagens. “Temos oito caminhões já circulando pelo estado e quatro centrais de tratamento já em funcionamento. Queremos terminar o ano com 8 milhões de embalagens de óleo recolhidas no Rio de Janeiro”, disse Alisio Vaz, presidente executivo do Sindicom.

“A logística reversa permite ganho de energia e de matéria prima, além de redução das emissões de gases do efeito estufa”, explica Carlos Minc. “É uma alegria ver a logística reversa funcionar de fato. Há muitos setores que ainda estão relutantes, mas o de lubrificantes se organiza desde antes da aprovação da Política Nacional”, completou o Secretário.

O programa Jogue Limpo também dá destinação correta ao lubrificante usado nos veículos. No evento de assinatura do Termo de Compromisso, foi feita uma demonstração da troca de óleo e do procedimento para armazenagem e coleta por empresa especializada que encaminha o óleo para a indústria do rerrefino, que produz o óleo básico para a indústria de lubrificantes.

Fonte: Approach – Assessoria de Imprensa