Revista Lubes em Foco
Novo laboratório de lubrificantes tem foco em automotivos.
 Imprimir     Indicar para amigo
A Petrobras e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ inauguram o Laboratório de Tribologia e Metrologia Dimensional, destinado a realizar estudos sobre atrito, desgaste e lubrificação. No laboratório, que faz parte da Rede Temática de Lubrificantes, foram investidos cerca de R$ 1 milhão.

“Os ensaios de formulações de lubrificantes que podemos fazer neste laboratório vão permitir que avancemos no fornecimento de lubrificantes melhores para a indústria automobilística”, avaliou o gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Abastecimento e Biocombustíveis da Petrobrás, Alípio Ferreira Júnior. “Essa atividade já permitiu que produzíssemos o melhor óleo de transmissão nos carros de Formula 1. É muito bom seguir desenvolvendo conhecimento nesse segmento, uma vez que somos sempre desafiados a entregar produtos de altíssima qualidade”, complementou.

Redes Temáticas

Programa criado pela Petrobras em 2006, voltado para o relacionamento com as universidades e institutos de pesquisas brasileiros. Hoje já há 50 redes que abrangem mais de 100 universidades e instituições de pesquisas de todo o Brasil.

Nas redes, as instituições desenvolvem pesquisas em temas estratégicos para o negócio da Petrobras e para a indústria brasileira de energia.

Desde 2006, a Petrobras investiu mais de R$ 3 bilhões em universidades e instituições nacionais de ciência e tecnologia, possibilitando às instituições conveniadas a implantação de infraestrutura, aquisição de modernos equipamentos, criação de laboratórios de padrão mundial de excelência, capacitação de pesquisadores/recursos humanos e desenvolvimento de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento nas áreas de interesse, como petróleo e gás, biocombustíveis e preservação ambiental.