Revista Lubes em Foco
Programa Jogue Limpo chega a Duque de Caxias.
 Imprimir     Indicar para amigo
O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes - SINDICOM lançou no dia 6 de fevereiro, em Duque de Caxias, o programa Jogue Limpo, que recebe embalagens usadas de óleo lubrificante e as encaminha para reciclagem. A estimativa é que sejam coletadas 50 mil embalagens por mês nos 125 postos de serviços distribuídos pelo município.

Criado em 2005 pelo Sindicom, o Jogue Limpo é patrocinado pelas fabricantes de óleo associadas, com apoio de órgãos governamentais. “Trata-se de um programa de logística reversa. A coleta é feita nos mesmos pontos de venda dos produtos, sempre de forma segura e ambientalmente correta”, explica Antônio Nobrega, Gerente de Meio Ambiente do Sindicom.

As gerenciadoras contratadas pelo Programa asseguram o transporte para as centrais de tratamento e depois encaminham o material para empresas de reciclagem devidamente licenciadas por órgãos ambientais. Os caminhões de coleta possuem equipamentos de alto nível tecnológico, incluindo balanças eletrônicas e sistemas de monitoramento de percurso, e todo o processo passa por auditorias periódicas.

No Brasil, cerca de 2% do total das embalagens plásticas movimentadas anualmente são de lubrificantes. O resíduo plástico é uma das fortes preocupações dos fabricantes e dos legisladores, pois esta matéria leva cerca de 400 anos para se degradar na natureza. Além disso, sem o descarte adequado essas embalagens podem provocar obstruções de cursos e redes de escoamento de águas.

O Programa Jogue Limpo, que funciona atualmente em cinco estados, já encaminhou para a reciclagem 125 milhões de embalagens. Duque de Caxias será o 3° município do Rio de Janeiro a receber o programa. O lançamento foi no posto no Posto Socape na Av. Duque de Caxias, n° 570, Centro.

Fonte: SINDICOM – Programa Jogue Limpo