Revista Lubes em Foco
Empresa cria frota de veículos para coletar óleo.
 Imprimir     Indicar para amigo
A Lubrificantes Fenix tem aumentado em 25% ao ano a quantidade de óleo usado recolhida com o Projeto Casa Limpa, estabelecido desde 2007. A coleta dos resíduos é feita através de um veículo hibrido que tem capacidade de recolher até 30.000 Kg por mês.

No processo, o resíduo solido segue para triagem e separação das partes com posterior descarte correto. Já o liquido OLUC (Óleo Lubrificante Usado / Contaminado), é enviado diretamente ao rerrefino, cujo procedimento segue os padrões prescritos na resolução 326, de 2005, do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Fontes da Fenix revelam que a maior vantagem o equipamento utilizado é que a empresa pode fazer em uma única viagem a coleta dos resíduos sólidos e líquidos, favorecendo os processos e otimizando resultados.

De acordo com informações da empresa, os veículos híbridos, que possuem registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), coletam embalagens plásticas de óleo, estopas, EPI’s, filtros de óleo além de realizarem a limpeza de caixas separadoras de água e óleo. Eles têm a capacidade de recolher, por vez, mais de 2000 quilos de resíduos sólidos e 4.000 litros de OLUC ou efluente de caixa separadora.

O recolhimento é feito através de um novo princípio de política ambiental e administrativa intitulada logística reversa. Nele o ganho é estabelecido através da reciclagem que promove melhorias ao meio ambiente.

Segundo dados da empresa, de janeiro de 2008 a setembro de 2011, foram coletados 588.655 quilos de resíduos contaminados com óleo lubrificante. Até setembro deste ano, já foram coletados mais de 150.000 quilos, o que demonstra um crescimento em quatro anos de 133% na coleta de resíduos poluentes.

Atualmente a Lubrificantes Fenix possui 13 veículos híbridos. A coleta com estes equipamentos é realizada na Região Metropolitana de Campinas, Vale do Paraíba e São Paulo.

Fonte: Gargantini – Thiago Oliveira