Prata e branco são as cores preferidas mundialmente.
 Imprimir     Indicar para amigo
Carros brancos ganharam aceitação entre os clientes e dividem com o prata o título de cor mais popular nos automóveis ao redor do mundo. No relatório anual da Dupont sobre o tema as tonalidades aparecem em primeiro lugar no ranking de popularidade, com 22% de participação cada uma delas.

Os tons claros desbancaram o preto e o cinza, que ficaram com 20% e 13% de participação, respectivamente. No top 5 está ainda o vermelho, com 7% de presença. A pesquisa indica que os veículos brancos têm avançado na Europa, China, Coreia, América do Sul e África do Sul. Segundo o relatório do estudo, o tom confere um visual mais limpo aos veículos. Tanto o branco clássico como o pérola crescem também no segmento de carros de luxo, antes dominado pelo preto. Na Europa, os automóveis claros representam ainda a tendência ecológica, como ícone de modernidade e tecnologia.

Na América do Sul, no entanto, os carros brancos têm aceitação menor e ficaram com o terceiro lugar no ranking dos mais populares, com 17% de participação. O campeão na preferência do consumidor da região é o prata, com 30% de presença. Em segundo lugar está o preto, com 19% do mercado.

Tendências

O levantamento da Dupont apontou quatro tendências. A primeira é a releitura de tons clássicos, com novos acabamentos para branco, vermelho escuro, cinza e bege. Cores suaves, metalizadas e tecnológicas, também vão avançar, impulsionadas pelo apelo ecológico de carros elétricos e híbridos.

A procura por carros azuis com acabamento brilhante também está em expansão, com avanço dos cinzas com reflexos azulados e tons pálidos. Outra tendência é a de avanço das cores exageradas e chamativas, que imprimem personalidade aos automóveis. Tons como amarelo, verde, rosa e tangerina são ideais para lançamentos.

Fonte: Automotive Business