Revista Lubes em Foco
Brasil será o maior produtor mundial de biodiesel em 2012.
 Imprimir     Indicar para amigo
O Brasil deve passar ao primeiro lugar na lista dos maiores produtores de biodiesel do mundo no próximo ano. A afirmação é do presidente da Petrobrás Biocombustível, Miguel Rossetto. “O país encerra 2011 com produção de 2,6 bilhões de litros e alcançará 2,9 bilhões de litros em 2012 com o crescimento da demanda por Diesel”.

Em sua palestra, Rossetto traçou o cenário atual do programa de biodiesel e destacou seus avanços. “É uma nova atividade econômica que, em seis anos, antecipou metas, incluiu mais de cem mil agricultores familiares e qualificou a matriz energética brasileira”, disse o executivo, complementando que esse sucesso é uma resposta do dinamismo da economia e da sociedade brasileira.

O presidente colocou em pauta ainda os desafios do setor para seguir essa rota de crescimento sem perder de vista suas bases econômicas, sociais e ambientais. “É fundamental ampliar a discussão sobre a atualização dos incentivos tributários e o crescimento do mercado tanto por meio do aumento do percentual de mistura no diesel quanto pelo desenvolvimento de novos segmentos e o incentivo à exportação”.

O investimento em pesquisa e desenvolvimento agrícola no Nordeste e semiárido também fazem parte dos temas que merecem atenção, segundo o executivo. “É importante avançar no desenvolvimento de iniciativas que aumentem a produtividade e a diversidade, ampliando a participação da agricultura familiar na cadeia do biodiesel”, comentou o presidente.

Rossetto finalizou reforçando a ideia de que o Brasil tem outro pré-sal, de energia renovável, no qual se incluem os biocombustíveis, e precisa de um programa gêmeo para desenvolvê-lo.

Fonte: Petronoticias