Revista Lubes em Foco
Comissão de Lubrificantes do IBP cria GT de graxas.
 Imprimir     Indicar para amigo
Foi criado um Grupo de Trabalho (GT) dentro da Comissão de Lubrificantes e Lubrificação do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gas e Biocombustíveis – IBP com a finalidade de debater e propor especificações para o segmento de graxas. O GT de graxas se reunirá mensalmente e suas conclusões será levadas ao âmbito da Comissão para apreciação geral.

O segmento de graxas ainda não tem uma regulação oficial, e muitas vezes os fabricantes se preocupam com a qualidade dos produtos comercializados, principalmente no que se refere a graxas para chassis e para rolamentos, que serão as primeiras aplicações a serem analisadas pelo grupo.

A ideia principal é estabelecer parâmetros que sirvam de base para uma especificação clara que possa servir de apoio futuramente para os órgãos reguladores. As normas NLGI e DIN

O GT tem a coordenação do consultor Manoel Honorato e conta com a participação de todos os fabricantes de graxas que participam do mercado e se interessaram em tomar parte do grupo, sem necessariamente estarem vinculados ao IBP ou à Comissão de Lubrificantes.