Radiador ativo gera economia de combust�vel de 15%.
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Inspirando-se nas geladeiras dom�sticas, uma equipe de engenheiros italianos
desenvolveu uma nova estrat�gia de resfriamento dos motores de carros capaz
de gerar uma economia de combust�vel de at� 15%. Al�m de otimizar a
efici�ncia do motor, melhora o conforto interno do autom�vel.
A tecnologia foi implantada em um novo ve�culo prot�tipo, que possui um design
inovador na sua parte frontal, al�m de componentes avan�ados para uma troca de
calor mais eficiente. "N�s aplicamos uma estrat�gia de resfriamento mais
tipicamente vista nos refrigeradores dom�sticos, usando uma quantidade limitada de
refrigerante para fornecer alta efici�ncia," explica Carloandrea Malvicino,
coordenador do Projeto TIFFE, que � a sigla de Thermal Systems Integration For
Fuel Economy - integra��o de sistemas termais para economia de combust�vel.
Radiador ativo
Nas geladeiras dom�sticas, um fluido especial, chamado refrigerante, passa atrav�s
de uma rede de tubos e radiadores, retirando calor do interior da geladeira e
despejando-o do lado de fora. O novo sistema de arrefecimento para carros faz a
mesma coisa em um ve�culo em movimento.
Um l�quido especial captura o calor no compartimento do motor do ve�culo e
irradia-o no ar exterior atrav�s de pain�is especiais fixados na parte inferior do
ve�culo. Quando o ve�culo est� em movimento, e quando se exige uma grande
energia de resfriamento, o ar que entra pela dianteira do ve�culo pode ser dirigido
por uma grade frontal ajust�vel. A grade for�a o ar a fluir atrav�s de pain�is
especiais de irradia��o de calor, acelerando a troca de calor.
Esses pain�is podem ser instalados na parte inferior do ve�culo, ou mesmo no cap�.
Quando o resfriamento exigido j� n�o � t�o grande, a grade � fechada, melhorando
o perfil aerodin�mico do ve�culo.
Aerodin�mica e economia de combust�vel
Malvicino afirma que o novo sistema custa menos do que o sistema convencional
de radiador devido ao seu elevado n�vel de integra��o e modularidade.
Mais importante, os testes mostraram um aumento not�vel na economia de
combust�vel, de cerca de 15%, durante o uso real do ve�culo-prot�tipo.
O maior ganho vem da melhoria aerodin�mica. Enquanto os carros atuais t�m
sempre um enorme radiador voltado perpendicularmente ao ar frontal, criando um
efeito anti-aerodin�mico, no novo sistema o ar pode ser desviado quando o
arrefecimento n�o precisa de pot�ncia total.
A grade frontal � acionada eletricamente de forma autom�tica, controlada por
sensores de temperatura localizados no motor do ve�culo.
Malvicino afirma que se pode esperar, de forma bastante real�stica, ver ve�culos
com o novo sistema TIFFE no mercado por volta de 2015.
Fonte: Inova��o Tecnol�gica