Radiador ativo gera economia de combustível de 15%.
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Inspirando-se nas geladeiras domésticas, uma equipe de engenheiros italianos
desenvolveu uma nova estratégia de resfriamento dos motores de carros capaz
de gerar uma economia de combustível de até 15%. Além de otimizar a
eficiência do motor, melhora o conforto interno do automóvel.
A tecnologia foi implantada em um novo veículo protótipo, que possui um design
inovador na sua parte frontal, além de componentes avançados para uma troca de
calor mais eficiente. "Nós aplicamos uma estratégia de resfriamento mais
tipicamente vista nos refrigeradores domésticos, usando uma quantidade limitada de
refrigerante para fornecer alta eficiência," explica Carloandrea Malvicino,
coordenador do Projeto TIFFE, que é a sigla de Thermal Systems Integration For
Fuel Economy - integração de sistemas termais para economia de combustível.
Radiador ativo
Nas geladeiras domésticas, um fluido especial, chamado refrigerante, passa através
de uma rede de tubos e radiadores, retirando calor do interior da geladeira e
despejando-o do lado de fora. O novo sistema de arrefecimento para carros faz a
mesma coisa em um veículo em movimento.
Um líquido especial captura o calor no compartimento do motor do veículo e
irradia-o no ar exterior através de painéis especiais fixados na parte inferior do
veículo. Quando o veículo está em movimento, e quando se exige uma grande
energia de resfriamento, o ar que entra pela dianteira do veículo pode ser dirigido
por uma grade frontal ajustável. A grade força o ar a fluir através de painéis
especiais de irradiação de calor, acelerando a troca de calor.
Esses painéis podem ser instalados na parte inferior do veículo, ou mesmo no capô.
Quando o resfriamento exigido já não é tão grande, a grade é fechada, melhorando
o perfil aerodinâmico do veículo.
Aerodinâmica e economia de combustível
Malvicino afirma que o novo sistema custa menos do que o sistema convencional
de radiador devido ao seu elevado nível de integração e modularidade.
Mais importante, os testes mostraram um aumento notável na economia de
combustível, de cerca de 15%, durante o uso real do veículo-protótipo.
O maior ganho vem da melhoria aerodinâmica. Enquanto os carros atuais têm
sempre um enorme radiador voltado perpendicularmente ao ar frontal, criando um
efeito anti-aerodinâmico, no novo sistema o ar pode ser desviado quando o
arrefecimento não precisa de potência total.
A grade frontal é acionada eletricamente de forma automática, controlada por
sensores de temperatura localizados no motor do veículo.
Malvicino afirma que se pode esperar, de forma bastante realística, ver veículos
com o novo sistema TIFFE no mercado por volta de 2015.
Fonte: Inovação Tecnológica