Pneus produzem energia para recarregar baterias.
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Pesquisadores canadenses estudam materiais piezoelétricos que transformam uma
deformação mecânica em energia elétrica, bastando dobrá-los para um lado e para
o outro para que eles gerem eletricidade. Assim, colocados dentro de um pneu com
o veículo rodando a 100 km/h, a malha piezoelétrica produz 4,6 watts.
Noaman Makki e Remon Pop-Iliev, da Universidade de Ontário, no Canadá,
voltaram sua atenção para os nanogeradores, minúsculos fios piezoelétricos que
estão sendo pesquisados sobretudo para a alimentação de pequenos equipamentos
portáteis. Os materiais piezoelétricos transformam uma deformação mecânica em
energia elétrica - assim, basta dobrá-los para um lado e para o outro para que eles
gerem eletricidade.
Os dois engenheiros decidiram inserir os nanogeradores dentro dos pneus, que se
deformam naturalmente durante o rodar normal de um veículo, devido à sua
flexibilidade e às oscilações do piso. Submetidos à deformação constante dos
pneus, os nanogeradores podem produzir uma quantidade razoável da energia -
quanto mais rápido o carro estiver rodando, e quanto maior for o aro do pneu, mais
energia é gerada.
Os nanofios de PZT (as iniciais químicas dos elementos usados na liga piezoelétrica
titanato zirconato de chumbo) já foram usadas em pneus antes, mas apenas para
alimentar os sensores que monitoram a pressão dos pneus, que não precisam
funcionar continuamente.
Pneu gerador
Para gerar uma maior corrente, os pesquisadores verificaram que é necessário
cobrir uma área maior da superfície interna do pneu com os nanogeradores. Em seu
protótipo, eles usaram uma malha de 4 x 40 fios, colada no interior de um pneu aro
14 com um adesivo flexível.
Com o veículo rodando a 100 km/h - o que equivale a uma rotação do pneu de 854
giros por minuto - a malha piezoelétrica de teste produziu 2,3 watts, de forma
sustentada, por pneu. Usando uma segunda camada de nanogeradores, superposta à
primeira, a produção de energia saltou linearmente para 4,6 watts, o que demonstra
o potencial da tecnologia, uma vez encontrada a cobertura ótima de nanofios no
interior de toda a área interna do pneu.
A energia gerada é inicialmente armazenada em um capacitor, e passada para o interior
do veículo por um comutador, que mantém um contato contínuo entre o chassi e a roda
em movimento.
Fonte: Inovação Tecnológica