Pneus produzem energia para recarregar baterias.
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Pesquisadores canadenses estudam materiais piezoel�tricos que transformam uma
deforma��o mec�nica em energia el�trica, bastando dobr�-los para um lado e para
o outro para que eles gerem eletricidade. Assim, colocados dentro de um pneu com
o ve�culo rodando a 100 km/h, a malha piezoel�trica produz 4,6 watts.
Noaman Makki e Remon Pop-Iliev, da Universidade de Ont�rio, no Canad�,
voltaram sua aten��o para os nanogeradores, min�sculos fios piezoel�tricos que
est�o sendo pesquisados sobretudo para a alimenta��o de pequenos equipamentos
port�teis. Os materiais piezoel�tricos transformam uma deforma��o mec�nica em
energia el�trica - assim, basta dobr�-los para um lado e para o outro para que eles
gerem eletricidade.
Os dois engenheiros decidiram inserir os nanogeradores dentro dos pneus, que se
deformam naturalmente durante o rodar normal de um ve�culo, devido � sua
flexibilidade e �s oscila��es do piso. Submetidos � deforma��o constante dos
pneus, os nanogeradores podem produzir uma quantidade razo�vel da energia -
quanto mais r�pido o carro estiver rodando, e quanto maior for o aro do pneu, mais
energia � gerada.
Os nanofios de PZT (as iniciais qu�micas dos elementos usados na liga piezoel�trica
titanato zirconato de chumbo) j� foram usadas em pneus antes, mas apenas para
alimentar os sensores que monitoram a press�o dos pneus, que n�o precisam
funcionar continuamente.
Pneu gerador
Para gerar uma maior corrente, os pesquisadores verificaram que � necess�rio
cobrir uma �rea maior da superf�cie interna do pneu com os nanogeradores. Em seu
prot�tipo, eles usaram uma malha de 4 x 40 fios, colada no interior de um pneu aro
14 com um adesivo flex�vel.
Com o ve�culo rodando a 100 km/h - o que equivale a uma rota��o do pneu de 854
giros por minuto - a malha piezoel�trica de teste produziu 2,3 watts, de forma
sustentada, por pneu. Usando uma segunda camada de nanogeradores, superposta �
primeira, a produ��o de energia saltou linearmente para 4,6 watts, o que demonstra
o potencial da tecnologia, uma vez encontrada a cobertura �tima de nanofios no
interior de toda a �rea interna do pneu.
A energia gerada � inicialmente armazenada em um capacitor, e passada para o interior
do ve�culo por um comutador, que mant�m um contato cont�nuo entre o chassi e a roda
em movimento.
Fonte: Inova��o Tecnol�gica