Suspens�o eletromagn�tica torna carro 60% mais confort�vel.
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Pesquisadores holandeses desenvolveram uma suspens�o ativa eletromagn�tica que melhora a efici�ncia da rodagem dos autom�veis em at� 60%. O sistema tamb�m aumenta a seguran�a porque os carros equipados com ele n�o apresentam as "sa�das" de frente e de traseira, que causam derrapagens e acidentes.

A suspens�o eletromagn�tica foi desenvolvida por engenheiros da Universidade de Tecnologia de Eindhoven e est� sendo testada pela empresa SKF em uma parceria com a BMW. As rodas do carro podem ser levantadas e abaixadas independentemente em uma fra��o de segundo, e esta alta velocidade de atua��o � o principal trunfo do sistema.

Conforto e seguran�a

J� existem outros sistemas de suspens�o ativa, mas hidr�ulicos, o que significa que sua resposta n�o � r�pida o suficiente para anular as vibra��es causadas por irregularidades na superf�cie das ruas e estradas. A nova suspens�o ativa eletromagn�tica consegue fazer isto de forma eficaz, o que se traduz em um rodar muito mais suave.

Em testes de laborat�rio, usando uma s� roda, o sistema se mostrou 60% mais suave.

"Esperamos que esse aumento de conforto seja ainda maior em um carro real, quando as quatro rodas estiverem sendo controladas pelo sistema," afirma o engenheiro Bart Gysen, um dos respons�veis pelo desenvolvimento.

Al�m do aumento do conforto e da seguran�a, o engenheiro aponta que o novo sistema ser� valioso para equipar ambul�ncias: "Uma ambul�ncia equipada com esse sistema poder� transportar pacientes com maior velocidade e seguran�a e sem sofrer as vibra��es do terreno."

Suspens�o ativa eletromagn�tica

A principal pe�a da suspens�o ativa eletromagn�tica � dificilmente distingu�vel de um amortecedor comum. Ela na verdade substitui o amortecedor.

Em seu interior h� uma mola passiva, um forte atuador eletromagn�tico com for�a suficiente para erguer o carro, uma unidade de controle e baterias.

Se a presen�a de baterias surpreendente, os engenheiros afirmam que isso � necess�rio para que o sistema seja inerentemente seguro, pois, mesmo se todo o sistema el�trico do carro falhar, a suspens�o ativa continuar� funcionando.

No uso normal, contudo, o sistema usa a energia do sistema el�trico do carro (500 Watts), o que � cerca de metade da energia consumida pelo ar-condicionado.

Suspens�es ativas hidr�ulicas usam quatro vezes isso.

Fonte: Site Inova��o Tecnol�gica- www.inovacaotecnologica.com.br