Suspensão eletromagnética torna carro 60% mais confortável.
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Pesquisadores holandeses desenvolveram uma suspensão ativa eletromagnética que melhora a eficiência da rodagem dos automóveis em até 60%. O sistema também aumenta a segurança porque os carros equipados com ele não apresentam as "saídas" de frente e de traseira, que causam derrapagens e acidentes.

A suspensão eletromagnética foi desenvolvida por engenheiros da Universidade de Tecnologia de Eindhoven e está sendo testada pela empresa SKF em uma parceria com a BMW. As rodas do carro podem ser levantadas e abaixadas independentemente em uma fração de segundo, e esta alta velocidade de atuação é o principal trunfo do sistema.

Conforto e segurança

Já existem outros sistemas de suspensão ativa, mas hidráulicos, o que significa que sua resposta não é rápida o suficiente para anular as vibrações causadas por irregularidades na superfície das ruas e estradas. A nova suspensão ativa eletromagnética consegue fazer isto de forma eficaz, o que se traduz em um rodar muito mais suave.

Em testes de laboratório, usando uma só roda, o sistema se mostrou 60% mais suave.

"Esperamos que esse aumento de conforto seja ainda maior em um carro real, quando as quatro rodas estiverem sendo controladas pelo sistema," afirma o engenheiro Bart Gysen, um dos responsáveis pelo desenvolvimento.

Além do aumento do conforto e da segurança, o engenheiro aponta que o novo sistema será valioso para equipar ambulâncias: "Uma ambulância equipada com esse sistema poderá transportar pacientes com maior velocidade e segurança e sem sofrer as vibrações do terreno."

Suspensão ativa eletromagnética

A principal peça da suspensão ativa eletromagnética é dificilmente distinguível de um amortecedor comum. Ela na verdade substitui o amortecedor.

Em seu interior há uma mola passiva, um forte atuador eletromagnético com força suficiente para erguer o carro, uma unidade de controle e baterias.

Se a presença de baterias surpreendente, os engenheiros afirmam que isso é necessário para que o sistema seja inerentemente seguro, pois, mesmo se todo o sistema elétrico do carro falhar, a suspensão ativa continuará funcionando.

No uso normal, contudo, o sistema usa a energia do sistema elétrico do carro (500 Watts), o que é cerca de metade da energia consumida pelo ar-condicionado.

Suspensões ativas hidráulicas usam quatro vezes isso.

Fonte: Site Inovação Tecnológica- www.inovacaotecnologica.com.br