Suspensão eletromagnética torna carro 60% mais confortável.
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Pesquisadores holandeses desenvolveram uma suspensão ativa eletromagnética
que melhora a eficiência da rodagem dos automóveis em até 60%. O sistema
também aumenta a segurança porque os carros equipados com ele não apresentam
as "saídas" de frente e de traseira, que causam derrapagens e acidentes.
A suspensão eletromagnética foi desenvolvida por engenheiros da Universidade de
Tecnologia de Eindhoven e está sendo testada pela empresa SKF em uma parceria com
a BMW. As rodas do carro podem ser levantadas e abaixadas independentemente em
uma fração de segundo, e esta alta velocidade de atuação é o principal trunfo do
sistema.
Conforto e segurança
Já existem outros sistemas de suspensão ativa, mas hidráulicos, o que significa que sua
resposta não é rápida o suficiente para anular as vibrações causadas por irregularidades
na superfície das ruas e estradas. A nova suspensão ativa eletromagnética consegue
fazer isto de forma eficaz, o que se traduz em um rodar muito mais suave.
Em testes de laboratório, usando uma só roda, o sistema se mostrou 60% mais suave.
"Esperamos que esse aumento de conforto seja ainda maior em um carro real, quando as
quatro rodas estiverem sendo controladas pelo sistema," afirma o engenheiro Bart
Gysen, um dos responsáveis pelo desenvolvimento.
Além do aumento do conforto e da segurança, o engenheiro aponta que o novo sistema
será valioso para equipar ambulâncias: "Uma ambulância equipada com esse sistema
poderá transportar pacientes com maior velocidade e segurança e sem sofrer as
vibrações do terreno."
Suspensão ativa eletromagnética
A principal peça da suspensão ativa eletromagnética é dificilmente distinguível de um
amortecedor comum. Ela na verdade substitui o amortecedor.
Em seu interior há uma mola passiva, um forte atuador eletromagnético com força
suficiente para erguer o carro, uma unidade de controle e baterias.
Se a presença de baterias surpreendente, os engenheiros afirmam que isso é necessário
para que o sistema seja inerentemente seguro, pois, mesmo se todo o sistema elétrico do
carro falhar, a suspensão ativa continuará funcionando.
No uso normal, contudo, o sistema usa a energia do sistema elétrico do carro (500
Watts), o que é cerca de metade da energia consumida pelo ar-condicionado.
Suspensões ativas hidráulicas usam quatro vezes isso.
Fonte: Site Inovação Tecnológica- www.inovacaotecnologica.com.br