Sindicom cria diretoria exclusiva para lubrificantes.
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O segmento de distribui��o est� vendo surgir um novo cen�rio, no qual os �leos lubrificantes assumiram papel importante no mercado. Para tratar de assuntos relativos a este segmento, foi empossada, no dia 1� de abril a Diretoria de Lubrificantes do Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combust�veis e de Lubrificantes).

De acordo com Nelson Gomes, primeiro diretor de Lubrificantes da entidade, este mercado movimentou no �ltimo ano, cerca de R$ 8 bilh�es no Brasil. �Atualmente existem cerca de 150 produtores e mais de 200 importadores no Brasil, que comercializam aproximadamente 9.000 produtos lubrificantes. Estes dados demonstram o crescimento e o n�vel de competitividade que o setor vem experimentando, com cada vez mais novos fabricantes e importadores no mercado�, analisa.

Hoje o Sindicom conta com 12 associadas, das quais cinco, dedicam-se exclusivamente � produ��o e distribui��o de �leos lubrificantes: Castrol, Chevron, Petronas, Repsol e Total. Neste novo contexto, o Sindicom busca incentivar a melhoria cont�nua da qualidade dos produtos lubrificantes oferecidos ao consumidor final, promover e liderar a ado��o de elevados padr�es de seguran�a, sa�de e preserva��o ambiental, e, finalmente de preservar a concorrencia saud�vel e evitar a incid�ncia de fraudes contra o consumidor. De acordo com o sindicato, o acompanhamento que a ANP faz do mercado de lubrificantes demonstra que, durante o ano de 2010, mais de 20% dos �leos lubrificantes comercializados no pa�s estavam fora das especifica��es da agencia.

Fonte: Approach - assessoria de imprensa do Sindicom