Frota circulante brasileira se renova em ritmo acelerado.
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De acordo com dados do Sindipeças, a renovação da frota brasileira de veículos é
uma realidade e se faz rapidamente, em função de produções recordes a cada ano.
Para os automóveis, a idade média está em 8 anos e 9 meses, enquanto para os
caminhões, esse número sobe para 9 anos e 10 meses. Com quase 32,5 milhões de
unidades a frota brasileira tem menos de 4% de veículos com mais de 20 anos.
Os números do Sindipeças mostram que, em relação a 2009, a quantidade de
automóveis cresceu 7,9%, chegando a 25,8 milhões de unidades, enquanto os
comerciais leves cresceram 11,3%, indo a 4,3 milhões, os caminhões 10,1%, chegando
perto de 1,5 milhões e os ônibus subiram apenas 4,6%, ficando com 331 mil unidades.
Chamou também a atenção o crescimento de 12% do número de motocicletas, atingindo
a marca de 10,6 milhões de unidades circulando.
Os números do mercado de motocicletas, apesar de chamar a atenção, não é novidade
no Brasil, pois esse segmento tem se desenvolvendo na ordem de dois dígitos por ano,
há 10 anos, com um crescimento total de 325% nesse período. Com isso, a idade média
da frota de motocicletas circulando no país está em 4 anos e 11 meses.
Da frota brasileira total, 55% encontram-se na Região Sudeste, sendo o estado de São
Paulo o primeiro do país, responsável por 35% dos veículos em circulação. Em segundo
lugar aparece Minas Gerais com 11%, seguido do Paraná com 8,4% e Rio de Janeiro
com 8,0%.
No ano de 2010, 87% dos veículos leves foram produzidos com tecnologia flex, ou seja,
que utilizam mais de um combustível, chegando a um total de 11,9 milhões de unidades.
As estimativas do Sindipeças é de que o Brasil chegue ao ano de 2015 com uma frota de
veículos superior a 46,5 milhões de unidades, e uma frota de motocicletas acima de 15,5
milhões.
O próximo número da LUBES EM FOCO trará uma matéria completa sobre a frota
brasileira e seus números.