Frota circulante brasileira se renova em ritmo acelerado.
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De acordo com dados do Sindipeças, a renovação da frota brasileira de veículos é uma realidade e se faz rapidamente, em função de produções recordes a cada ano.

Para os automóveis, a idade média está em 8 anos e 9 meses, enquanto para os caminhões, esse número sobe para 9 anos e 10 meses. Com quase 32,5 milhões de unidades a frota brasileira tem menos de 4% de veículos com mais de 20 anos.

Os números do Sindipeças mostram que, em relação a 2009, a quantidade de automóveis cresceu 7,9%, chegando a 25,8 milhões de unidades, enquanto os comerciais leves cresceram 11,3%, indo a 4,3 milhões, os caminhões 10,1%, chegando perto de 1,5 milhões e os ônibus subiram apenas 4,6%, ficando com 331 mil unidades.

Chamou também a atenção o crescimento de 12% do número de motocicletas, atingindo a marca de 10,6 milhões de unidades circulando.

Os números do mercado de motocicletas, apesar de chamar a atenção, não é novidade no Brasil, pois esse segmento tem se desenvolvendo na ordem de dois dígitos por ano, há 10 anos, com um crescimento total de 325% nesse período. Com isso, a idade média da frota de motocicletas circulando no país está em 4 anos e 11 meses.

Da frota brasileira total, 55% encontram-se na Região Sudeste, sendo o estado de São Paulo o primeiro do país, responsável por 35% dos veículos em circulação. Em segundo lugar aparece Minas Gerais com 11%, seguido do Paraná com 8,4% e Rio de Janeiro com 8,0%.

No ano de 2010, 87% dos veículos leves foram produzidos com tecnologia flex, ou seja, que utilizam mais de um combustível, chegando a um total de 11,9 milhões de unidades.

As estimativas do Sindipeças é de que o Brasil chegue ao ano de 2015 com uma frota de veículos superior a 46,5 milhões de unidades, e uma frota de motocicletas acima de 15,5 milhões.

O próximo número da LUBES EM FOCO trará uma matéria completa sobre a frota brasileira e seus números.