Mercado brasileiro de lubrificantes cresce 5% em 2010.
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Atingindo a marca de 1,277 milhão de metros cúbicos, o mercado brasileiro de óleos
lubrificantes apresentou em 2010 um crescimento perto dos 5%, com algumas
peculiaridades interessantes, como a elevação bastante significativa da participação
das grandes empresas, filiadas ao Sindicom, e das importações de óleos básicos.
A estimativa mais precisa que se pode ter do mercado de lubrificantes no Brasil, para o
ano de 2010, mostra que as empresas filiadas ao Sindicato Nacional das Empresas
Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes – SINDICOM, atingiram uma
participação da ordem de 85,5%, recuperando uma fatia de mercado que haviam
perdido, nos últimos anos.
As importações de óleos básicos atingiram o número recorde de 638 mil metros
cúbicos, não ficando alinhada com o menor crescimento do mercado de óleos acabados,
indicando que os estoques ficaram altos no fim de 2010, passando para o início de 2011.
O mercado de graxas, por sua vez, apresentou crescimento de 6,6%, com a marca de 56
mil toneladas comercializadas.
Os números finais, bem como a participação de mercado das empresas, dados de
importação e uma análise crítica do mercado brasileiro de lubrificantes estão
apresentados na edição 22 da revista LUBES EM FOCO, e representa um extensiva
pesquisa realizada junto aos órgãos governamentais responsáveis, empresas, sindicatos
e agentes econômicos do setor.
A edição estará à disposição de seus assinantes e leitores em nas próximas semanas, e
poderá ser consultada em breve pelo site www.lubes.com.br