Ano Internacional da Química tem repercussão no Brasil.
 Imprimir     Indicar para amigo
Com o objetivo de celebrar as grandes descobertas e os últimos avanços científicos e tecnológicos da Química, a ONU proclamou, na sua 63ª sessão da Assembléia Geral, o ano de 2011 como o Ano Internacional da Química. No Brasil, o engajamento das principais associações é bastante positivo, com importante participação.

Foi conferida à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e à União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) a coordenação das atividades mundiais do ano internacional da Química, e, no Brasil, com o slogan “Química para um Mundo Melhor”, entidades, universidades e empresas do setor estão engajadas em iniciativas a serem realizadas ao longo do ano. Estão programadas diversas atividades educativas e de divulgação científica, com o objetivo de enfatizar a importância da Química para a sociedade.

Além do Brasil, mais de 60 países participarão do Ano Internacional da Química - AIQ, incluindo outras nações da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru.

Com a temática internacional “Química - Nossa vida, nosso futuro”, o AIQ 2011 celebra o centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à cientista Marie Curie, uma oportunidade para destacar as contribuições das mulheres para o avanço da ciência. O objetivo é enfatizar as grandes descobertas e conquistas científicas e tecnológicas da Química, além de demonstrar sua importância para a humanidade e aumentar o interesse dos jovens por seu estudo.

Os eventos e outras ações realizadas no Brasil e no mundo vão enfatizar a Química como uma ciência criativa e essencial para a sustentabilidade e melhoria de qualidade de vida da população. 2011 também marca os 100 anos da Associação Internacional das Entidades Químicas (International Association of Chemical Societies).

Colaboração: AllComm Partners Comunicação Estratégica