Montadoras projetam at� 5% de alta nas vendas.
 Imprimir     Indicar para amigo
Mesmo com a recente queda na produ��o de 9,1% em setembro na compara��o com agosto, o setor automotivo mant�m o otimismo quando se fala em 2011. Os executivos do setor, que participam do 26� Sal�o Internacional do Autom�vel, em S�o Paulo, dizem esperar por um crescimento de at� 5% das vendas, puxado pela expectativa de manuten��o da expans�o da renda e do cr�dito, aliada ao aumento dos investimentos.

Para Jaime Ardila, presidente da General Motors na Am�rica do Sul, o mercado poder� crescer at� 5% em 2011. A companhia dever� produzir no Pa�s 700 mil unidades em 2011, ante 650 mil deste ano.

"Com o atual plano de investimentos, prevemos acelerar nosso ritmo de crescimento", disse. Apenas no pr�ximo ano a GM pretende aplicar R$ 2 bilh�es, com recursos do caixa da opera��o brasileira. O executivo ressaltou que o foco da companhia � a renova��o do portf�lio de produtos, que dever� seguir at� 2012.

O presidente da Ford para o Mercosul, Marcos Oliveira, ressaltou que a ind�stria nacional poder� atingir a marca de 3,6 milh�es de car ros vendidos no pr�ximo ano, frente a uma expectativa de 3,4 milh�es para este ano. "N�o vemos fundamentos para desacelera��o do mercado, diante do crescimento da renda e da expans�o do cr�dito", completou Rogelio Golfarb, diretor de assuntos corporativos da Ford para Am�rica do Sul. A Ford elevou este ano em R$ 500 milh�es, para R$ 4,5 bilh�es, os planos de investimento para o Brasil entre 2011 e 2015.

Para o presidente da Fiat e tamb�m da Anfavea, Cledorvino Belini, as vendas devem manter um ritmo parecido ao deste ano em 2011. Ele ressaltou que, mantido o atual patamar de crescimento, a produ��o anual poder� chegar a 5 milh�es de ve�culos at� 2015. Neste mesmo per�odo, a montadora italiana pretende investir at� R$ 10 bilh�es no mercado brasileiro. Segundo ele, a previs�o para este ano de produ��o, inclusive, poder� superar a estimativa inicial de 3,4 milh�es de ve�culos e chegar a 3,6 milh�es.

O presidente da Volkswagen, Thomas Schmall, ressaltou que uma das apostas da companhia � no crescimento do mercado destinado �s classes mais baixas. Para isso, a empresa trabalha no desenvolvimento de um car ro pequeno, que dever� ser mais barato que o modelo Gol. "Cerca de 40% dos brasileiros n�o conseguem comprar um car ro, porque a renda n�o � suficiente. No entanto, a participa��o desse segmento (da classe m�dia) nas vendas deve passar de 7% para 14% at� 2015", disse. A montadora alem� prev� investir R$ 6,2 bilh�es entre 2010 e 2014.

Fonte: Rodrigo Petry, Ag�ncia Estado