�ndia tem crescimento no mercado de lubrificantes.
Imprimir
Indicar para amigo
O mercado indiano de lubrificantes acabados, que se apresentou em torno de 1,8
milh�o de toneladas, em 2009, tem uma expectativa de crescimento de 3,7% ao
ano, para os pr�ximos cinco anos, esperando chegar a 2014 com cerca de 2,2
milh�es de toneladas comercializadas.
A proje��o foi apresentada por Milind Phadke, gerente da Kline and Co., durante
exposi��o feita na Internet, no �ltimo dia 6 de outubro. Segundo ele, o mercado
industrial indiano ter� um crescimento mais r�pido, em torno de 4,5% ao ano, enquanto
o mercado automotivo crescer� 2,6% ao ano.
Tamb�m foi dito na apresenta��o que os n�veis de qualidade est�o melhorando,
impulsionados por fatores tais como a moderniza��o da frota de ve�culos, a necessidade
de �leos com maior vida �til e os limites mais severos de emiss�es.
� estimado que cerca de 1 milh�o de toneladas esteja acess�vel a fornecedores
internacionais, e que os produtos de maior qualidade somam 305 mil toneladas, a
maioria importada.
O mercado industrial da �ndia representa 51% do total, ficando o setor automotivo com
49%, entre comerciais e consumidores.
A Gera��o de Energia e Transmiss�o responde por 24% do mercado industrial, seguida
pela Ind�stria Qu�mica com 20%, Metalurgia com 12%, Ind�stria de M�quinas em geral
com 11%, Minera��o com 7% e transportes n�o rodovi�rios com 7%.
A previs�o dada por Phadke � de que o uso de sint�ticos crescer� em aplica��es como
lubrifica��o de usinas, m�quinas t�xteis e compressores, principalmente devido �
necessidade de seguran�a e confiabilidade cada vez maior nesses setores.
A empresa estatal Indian Oil � l�der no mercado automotivo no segmento comercial
com 26%, seguida pela Castrol com 16%, por�m, essa posi��o se inverte no segmento
de consumidores, onde a Castrol lidera com 24% , contra 23% da Indian Oil.
Fonte: Lube Report