Índia tem crescimento no mercado de lubrificantes.
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O mercado indiano de lubrificantes acabados, que se apresentou em torno de 1,8
milhão de toneladas, em 2009, tem uma expectativa de crescimento de 3,7% ao
ano, para os próximos cinco anos, esperando chegar a 2014 com cerca de 2,2
milhões de toneladas comercializadas.
A projeção foi apresentada por Milind Phadke, gerente da Kline and Co., durante
exposição feita na Internet, no último dia 6 de outubro. Segundo ele, o mercado
industrial indiano terá um crescimento mais rápido, em torno de 4,5% ao ano, enquanto
o mercado automotivo crescerá 2,6% ao ano.
Também foi dito na apresentação que os níveis de qualidade estão melhorando,
impulsionados por fatores tais como a modernização da frota de veículos, a necessidade
de óleos com maior vida útil e os limites mais severos de emissões.
É estimado que cerca de 1 milhão de toneladas esteja acessível a fornecedores
internacionais, e que os produtos de maior qualidade somam 305 mil toneladas, a
maioria importada.
O mercado industrial da Índia representa 51% do total, ficando o setor automotivo com
49%, entre comerciais e consumidores.
A Geração de Energia e Transmissão responde por 24% do mercado industrial, seguida
pela Indústria Química com 20%, Metalurgia com 12%, Indústria de Máquinas em geral
com 11%, Mineração com 7% e transportes não rodoviários com 7%.
A previsão dada por Phadke é de que o uso de sintéticos crescerá em aplicações como
lubrificação de usinas, máquinas têxteis e compressores, principalmente devido à
necessidade de segurança e confiabilidade cada vez maior nesses setores.
A empresa estatal Indian Oil é líder no mercado automotivo no segmento comercial
com 26%, seguida pela Castrol com 16%, porém, essa posição se inverte no segmento
de consumidores, onde a Castrol lidera com 24% , contra 23% da Indian Oil.
Fonte: Lube Report