�ndia tem crescimento no mercado de lubrificantes.
 Imprimir     Indicar para amigo
O mercado indiano de lubrificantes acabados, que se apresentou em torno de 1,8 milh�o de toneladas, em 2009, tem uma expectativa de crescimento de 3,7% ao ano, para os pr�ximos cinco anos, esperando chegar a 2014 com cerca de 2,2 milh�es de toneladas comercializadas.

A proje��o foi apresentada por Milind Phadke, gerente da Kline and Co., durante exposi��o feita na Internet, no �ltimo dia 6 de outubro. Segundo ele, o mercado industrial indiano ter� um crescimento mais r�pido, em torno de 4,5% ao ano, enquanto o mercado automotivo crescer� 2,6% ao ano.

Tamb�m foi dito na apresenta��o que os n�veis de qualidade est�o melhorando, impulsionados por fatores tais como a moderniza��o da frota de ve�culos, a necessidade de �leos com maior vida �til e os limites mais severos de emiss�es.

� estimado que cerca de 1 milh�o de toneladas esteja acess�vel a fornecedores internacionais, e que os produtos de maior qualidade somam 305 mil toneladas, a maioria importada.

O mercado industrial da �ndia representa 51% do total, ficando o setor automotivo com 49%, entre comerciais e consumidores.

A Gera��o de Energia e Transmiss�o responde por 24% do mercado industrial, seguida pela Ind�stria Qu�mica com 20%, Metalurgia com 12%, Ind�stria de M�quinas em geral com 11%, Minera��o com 7% e transportes n�o rodovi�rios com 7%.

A previs�o dada por Phadke � de que o uso de sint�ticos crescer� em aplica��es como lubrifica��o de usinas, m�quinas t�xteis e compressores, principalmente devido � necessidade de seguran�a e confiabilidade cada vez maior nesses setores.

A empresa estatal Indian Oil � l�der no mercado automotivo no segmento comercial com 26%, seguida pela Castrol com 16%, por�m, essa posi��o se inverte no segmento de consumidores, onde a Castrol lidera com 24% , contra 23% da Indian Oil.

Fonte: Lube Report