Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos é tema de Seminário Internacional na FIESP.
 Imprimir     Indicar para amigo
Especialistas do Brasil e do exterior participaram no dia 29 de setembro, na sede da Fiesp, do Seminário Internacional sobre Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos. O objetivo do encontro foi discutir como outros países realizam a avaliação de ciclo de vida de produtos e de que forma a elaboração de inventário pode contribuir na gestão ambiental.

Também foram abordados temas como inovação e processos que visam à sustentabilidade para a melhoria da competitividade da indústria brasileira no cenário mundial. O assunto, debatido pela Fiesp desde 2006, teve o ano de 2008 como destaque.

Na ocasião, ocorreu o primeiro encontro internacional que abordou o tema com a parceria do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da federação com as Universidades de Brasília (UnB) e de São Paulo (USP), a Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV) e a Universidade de Stuttgart (Alemanha).

O ciclo de vida do produto começa na captação da matéria-prima e termina com o descarte correto, minimizando impactos no meio ambiente. Esta cadeia complexa é composta ainda por outras etapas pelas quais o produto passa, como o próprio processo produtivo, a distribuição, o uso adequado e o pós-consumo, que envolve reciclagem, reutilização e descarte correto do todo ou parte dos produtos.

Essas ações têm mobilizado as indústrias e os consumidores, não só diante do B2B (business-to-business) que tem evoluído em razão de ganhos de competitividade e melhoria no acesso a mercados, mas também do nível B2C (business-to-consumer), em razão do aumento de consciência ambiental por parte do consumidor final.

Fonte: FIESP