Pesquisa com óleos de motor mostra problemas nos EUA.
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Pesquisa independente feita pelo Petroleum Quality Institute of America revelou que 4 entre 6 óleos de motor com marca própria de fabricantes de equipamentos, os chamados private labels, não atendem às especificações de seus próprios rótulos.

A pesquisa revelou ainda a existência de produtos com rótulos que confundem o consumidor, como, por exemplo, um produto que se declara ser um “U.S. Economy 5- 30”, sugerindo ter um grau de viscosidade SAE 5W-30, quando na realidade não tem esse grau e ainda possui uma classificação API SA, ou seja, mineral puro sem aditivos.

Segundo Tom Glenn, presidente do PQIA, é desalentador o fato de se ver um grande número de óleos SA e SB ainda sendo comercializados, sendo que em alguns postos de serviço, são a única escolha para o consumidor.

Alguns óleos com rótulos de API SM e 5W-30 não passaram no teste de volatilidade NOACK, que demonstra a resistência à perda por evaporação.

Também foi verificado que óleos que apresentavam os símbolos de registros no API, como starbursts e donuts, não constavam da lista oficial apresentada pelo API em seu site na Internet.

Segundo Glenn, o PQIA é uma organização independente que tem a missão de servir aos consumidores de lubrificantes, reportando a qualidade e integridade dos produtos existentes no mercado, e continuará o seu trabalho de pesquisa no país.