Pesquisa com �leos de motor mostra problemas nos EUA.
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Pesquisa independente feita pelo Petroleum Quality Institute of America revelou
que 4 entre 6 �leos de motor com marca pr�pria de fabricantes de equipamentos,
os chamados private labels, n�o atendem �s especifica��es de seus pr�prios r�tulos.
A pesquisa revelou ainda a exist�ncia de produtos com r�tulos que confundem o
consumidor, como, por exemplo, um produto que se declara ser um �U.S. Economy 5-
30�, sugerindo ter um grau de viscosidade SAE 5W-30, quando na realidade n�o tem
esse grau e ainda possui uma classifica��o API SA, ou seja, mineral puro sem aditivos.
Segundo Tom Glenn, presidente do PQIA, � desalentador o fato de se ver um grande
n�mero de �leos SA e SB ainda sendo comercializados, sendo que em alguns postos de
servi�o, s�o a �nica escolha para o consumidor.
Alguns �leos com r�tulos de API SM e 5W-30 n�o passaram no teste de volatilidade
NOACK, que demonstra a resist�ncia � perda por evapora��o.
Tamb�m foi verificado que �leos que apresentavam os s�mbolos de registros no API,
como starbursts e donuts, n�o constavam da lista oficial apresentada pelo API em seu
site na Internet.
Segundo Glenn, o PQIA � uma organiza��o independente que tem a miss�o de servir
aos consumidores de lubrificantes, reportando a qualidade e integridade dos produtos
existentes no mercado, e continuar� o seu trabalho de pesquisa no pa�s.