Pesquisa com óleos de motor mostra problemas nos EUA.
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Pesquisa independente feita pelo Petroleum Quality Institute of America revelou
que 4 entre 6 óleos de motor com marca própria de fabricantes de equipamentos,
os chamados private labels, não atendem às especificações de seus próprios rótulos.
A pesquisa revelou ainda a existência de produtos com rótulos que confundem o
consumidor, como, por exemplo, um produto que se declara ser um “U.S. Economy 5-
30”, sugerindo ter um grau de viscosidade SAE 5W-30, quando na realidade não tem
esse grau e ainda possui uma classificação API SA, ou seja, mineral puro sem aditivos.
Segundo Tom Glenn, presidente do PQIA, é desalentador o fato de se ver um grande
número de óleos SA e SB ainda sendo comercializados, sendo que em alguns postos de
serviço, são a única escolha para o consumidor.
Alguns óleos com rótulos de API SM e 5W-30 não passaram no teste de volatilidade
NOACK, que demonstra a resistência à perda por evaporação.
Também foi verificado que óleos que apresentavam os símbolos de registros no API,
como starbursts e donuts, não constavam da lista oficial apresentada pelo API em seu
site na Internet.
Segundo Glenn, o PQIA é uma organização independente que tem a missão de servir
aos consumidores de lubrificantes, reportando a qualidade e integridade dos produtos
existentes no mercado, e continuará o seu trabalho de pesquisa no país.