China na dire��o de b�sicos de melhor qualidade.
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Para atender a enorme e crescente demanda por lubrificantes, as produtoras chinesas produzem cerca de 5 milh�es de toneladas de �leos b�sicos por ano, enquanto importam em torno de 1,4 milh�o de toneladas. PetroChina e Sinopec poderiam produzir 1,5 milh�o de toneladas por ano de b�sicos do Grupo III em 2015.

Engenheiros da estatal chinesa Sinopec disseram que a China come�ou, nos anos 90, a aplicar a classifica��o API para b�sicos, sem uma uniformiza��o dos padr�es de qualidade, utilizando apenas o �ndice de Viscosidade como refer�ncia, sem descri��es claras para os teores de Saturados e Enxofre. Finalmente, no ano passado, passou a adotar novos padr�es, incorporando todos os requisitos API.

A produ��o dom�stica de �leo b�sico na China, em 2008, foi cerca de 4,7 milh�es de toneladas, com a PetroChina contribuindo com 66%, a Sinopec com 28% e a China National Offshore Oil Corp. � CNOOC com 6%. Segundo foi informado, na �ltima reuni�o da ICIS Base Oils & Lubricants Conference, nos EUA, ainda existe muito �leo b�sico de baixa qualidade na China, sendo apenas 14% da produ��o dom�stica de Grupo I ou superior. Cerca de 63% dos b�sicos paraf�nicos n�o atingiam o n�vel de �ndice de Viscosidade do Grupo I.

O volume de �leos importados atingiu, em 2008, a marca de 1,36 milh�es de toneladas, ou seja, 23% do consumo total chin�s daquele ano. Segundo especialistas, os n�meros de importa��o est�o subindo dramaticamente, e a tend�ncia � continuar. Os principais tipos importados s�o o Solvent Neutral 150, o Solvent Neutral 500 e o Bright Stock, e os principais supridores s�o Cingapura com 46% e Cor�ia do Sul com 26%, seguidos de Jap�o com 15%, R�ssia com 8%, Taiwan com 4% e Estados Unidos com 1%.

Seguindo os vizinhos Jap�o e Cor�ia do Sul, que refor�am o uso de lubrificantes multiviscosos de baixa viscosidade, a China est� se movendo, ainda que devagar, para eliminar os �leos monograu, que representam uma parcela perto de 35% do mercado de �leos de motor. Os �leos 15W-40 t�m participa��o de 35% e os 10W-30, 25%.

Quatro refinarias chinesas t�m capacidade de produzir b�sicos de Grupo II hoje, mas ainda n�o est�o com for�a total, uma vez que a demanda por Grupo I ainda � enorme.

Fonte: Lube Report