Brasil se aproxima da média per capita de veículos existente em países desenvolvidos.
 Print     Indicar para amigo
No ritmo de vendas em que o mercado segue atualmente, com crescimento médio anual de 14% nos últimos seis anos, o Brasil terá, em quatro anos, um automóvel para cada quatro habitantes, proporção que se aproxima da existente em países desenvolvidos.

Hoje, estima-se que o País tenha 6,6 habitantes por carro em circulação.

Segundo a empresa de consultoria Lafis, Alemanha, Japão, Reino Unido, França, Espanha e Canadá têm entre 1,9 e 1,6. Nos Estados Unidos, a paridade já é de 1,2 habitantes por veículo.

O Brasil ainda apresenta uma média bastante baixa, em sua relação de carros por mil habitantes. Nos Estados Unidos para cada mil habitantes há 800 veículos, no Japão e na Europa são 600. No Brasil para cada mil habitantes há cerca de 150 veículos, com isso pode-se estimar que ainda há espaço para um grande crescimento do setor.

Mais do que o corte do IPI, as facilidades do crédito com financiamentos de longo prazo, tem permitido a consumidores com renda mensal entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil adquirir carros zero-quilômetro, portanto, com as perspectivas de crescimento econômico e a manutenção destas condições é muito provável que as vendas de carros continuem em alta nos próximos anos.

Para o analista Osmar Sanches, os mercados de exportação de veículos brasileiros já demonstram crescimento mais vigoroso neste início de ano, o que começa a aumentar a confiança do setor em relação às vendas externas.

Fonte: Advice Comunicação Corporativa