Anfavea: alta de alíquota não eleva competitividade.
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O presidente da Anfavea, Jackson Schneider, disse na sexta-feira, 23, que qualquer
discussão sobre o aumento da alíquota do Imposto de Importação de autopeças,
usadas pelas montadoras na linha de produção, deve considerar os investimentos
realizados pelo setor considerando o atual marco regulatório. Segundo ele,
qualquer medida nesse sentido terá implicações para as empresas.
De acordo com Schneider, há inclusive peças que não tem produção no Brasil. "Então,
não há o que proteger", disse o presidente da Anfavea, que participou de reunião do
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio do Itamaraty.
O Sindipeças solicitou ao governo a equiparação do Imposto de Importação de
autopeças para as montadoras e o varejo. Atualmente, a alíquota para a aquisição de
peças a serem usadas na linha de montagem é mais baixa do que a cobrada das empresas
que revendem autopeças no Brasil.
Schneider disse que a Anfavea ainda não conversou com o ministério da Fazenda sobre
o pleito. "Precisamos olhar esse pedido de forma mais ampla. Não sei se aumento de
tarifa aumenta a competitividade, que envolve outras questões como o custo tributário,
de logística e do dinheiro", afirmou.
O presidente da Anfavea disse que a maior parte das importações de autopeças ocorre
para o mercado de reposição, que não tem alíquota reduzida. No entanto, ele admitiu
que as montadoras têm aumentado as suas compras no mercado internacional.
Na semana passada, o Estado de S.Paulo já antecipou que o governo estuda elevar as
tarifas de importação de autopeças e que as autoridades estariam sensíveis à demanda
dos fabricantes brasileiros de peças. Uma das preocupações do governo seria com o
déficit da balança comercial do setor.
A alternativa em estudo seria retirar o redutor de 40% do Imposto de Importação que as
montadoras têm desde 2000. Com o redutor, a alíquota do imposto, que varia de 14% a
18%, na prática, cai para entre 8,4% e 10,8%, somente quando as peças adquiridas são
utilizadas na linha de montagem.
Fonte: Renata Veríssimo, Agência Estado.