Novas tend�ncias para embalagens de lubrificantes.
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Especialistas discutem altera��es nas tend�ncias para embalagens de lubrificantes,
em encontro nos EUA, com foco voltado para benef�cios ao cliente, tais como
atratividade, ergonomia e individualiza��o. Essa nova mentalidade entra em
conflito com o foco em economia, uma vez que a busca por redu��o de peso da
embalagem nem sempre pode ser feita em conjunto com os novos requisitos.
Conforme apresenta��o feita pelo Sr. Christian Musiol, diretor de desenvolvimento de
mercado da empresa alem� Bericap GmbH, em Hamburgo, as tend�ncias da �ltima
d�cada, tanto para lubrificantes como para embalagens, com foco em globaliza��o,
padroniza��o, racionaliza��o e concentra��o j� se tornaram realidade. Atualmente,
olhando para o futuro, podemos admitir quatro tend�ncias principais: funcionalidade,
ergonomia, sustentabilidade e prote��o anti-fraude, mas, suas import�ncias variam
de regi�o para regi�o.
Os 10 principais pa�ses, em consumo de lubrificantes automotivos, representam cerca de
60% do mercado total, e os tamanhos de embalagens para �leos e graxas s�o
padronizados em grande parte do mundo.
Os custos de embalagens variam muito em todo o mundo, e, ainda segundo Musiol, a
m�dia para a embalagem de um �leo de motor, em Euros por litro, � $0,15 na Am�rica
do Norte, $0,34 na Europa e $0,135 na regi�o �sia-Pac�fico. O pre�o m�dio de mercado
para um �leo de motor de mais alto n�vel (top-tier) segue o mesmo padr�o, com os
seguintes valores em Euros por litro: $6,13 na Am�rica do Norte, $10,99 na Europa e
apenas $2,90 na �sia-Pac�fico.
�Os custos e pre�os s�o mais altos na Europa, devido aos elevados requisitos de
individualiza��o, e as press�es sobre pre�os na �sia levam a margens mais baixas,
principalmente por causa da falta de economia de escala e do baixo poder aquisitivo�,
concluiu Musiol.
Fonte: Lube Report