Fiat, Ford, GM e Volks t�m 77,4% das vendas do Pa�s.
 Imprimir     Indicar para amigo
Durante v�rias d�cadas, as quatro grandes montadoras dominaram o mercado brasileiro. Hoje, com mais oito fabricantes e diversos importadores, elas ainda respondem por 77,4% das vendas totais. O grupo de empresas japonesas formado por Honda, Mitsubishi, Nissan e Toyota tem 9,2% do mercado e as francesas Citro�n, Peugeot e Renault t�m 8,9%.

Quando as novas montadoras come�aram a chegar ao Brasil, no fim dos anos 90, a expectativa era de uma pulveriza��o do mercado. A leva de novas marcas, entretanto, n�o minou o poderio das fabricantes mais antigas, embora tenha retirado delas peda�o equivalente a 22% do mercado. O grupo formado por Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen ainda det�m a maior fatia das vendas de quase 3 milh�es de autom�veis e comerciais leves previstos para este ano e � o que mais investe no Pa�s.

As mais novatas na disputa, as coreanas Hyundai e Kia - que operam basicamente com produtos importados -, respondem por 3,1% das vendas, enquanto outras importadoras det�m 1,4%.

Em 2000, a participa��o das quatro grandes era de 84,6%. As francesas detinham 6,1% das vendas, as japonesas 4,1% e as coreanas 1%. O restante era dividido por importadores de origens variadas, principalmente europeias.

Com o desembarque das novas fabricantes num momento em que o Pa�s projetava fabricar 3 milh�es de ve�culos em 2000 - n�mero s� atingido no ano passado -, as marcas veteranas contra-atacaram com f�bricas mais modernas, renova��o de produtos e uma rede de distribui��o mais ampla e experiente.

Ainda hoje, as quatro grandes s�o as que mais investem no Pa�s. Juntas, v�o aplicar R$ 14 bilh�es nos pr�ximos cinco anos em capacidade produtiva, moderniza��o de parques e novos produtos. Entre as mais novas, a �nica a anunciar novo plano at� agora foi a Renault, no valor de R$ 1 bilh�o. As informa��es s�o do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Automotive Business