Sindicom anuncia recorde de vendas de combustíveis.
 Imprimir     Indicar para amigo
Em coletiva de imprensa realizada dia 10 de dezembro no Hotel Sofitel, em Copacabana, o Sindicom anunciou que as vendas de combustíveis de suas associadas atingiram, esse ano, o número recorde de 76,5 bilhões de litros, com alta de 2% em relação ao ano passado. As empresas do Sindicom distribuem cerca de 80% do consumo nacional de combustíveis.

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes – SINDICOM, que reúne 10 grandes empresas, atua no Brasil com 19 mil postos de serviço, 130 bases de distribuição, 2500 lojas de conveniência e 8 fábricas de lubrificantes.

Em coletiva de imprensa, o Sindicom anunciou como principais fatos relevantes para o ano de 2009, os seguintes pontos:
  1. Ênfase no combate à sonegação no Etanol Hidratado. O esforço feito pela entidade para a conscientização do problema tem foco na inadimplência de tributos estaduais e federais por distribuidoras.

  2. Introdução do Óleo Diesel S-50. Foi implementado com sucesso o abastecimento do produto em todas as etapas previstas para o ano, além dos investimentos para atendimento às novas etapas em 2010 e 2011.

  3. Entrada do Biodiesel B4. Introduzida em julho de 2009, a comercialização é feita via Petrobras, o que assegura efetiva mistura, sem distorções competitivas. O objetivo futuro é a comercialização direta entre produtor e distribuidora.

  4. Melhoria do ambiente de negócios. As ações efetivas da Polícia Federal e Civil e dos Ministérios Públicos Estaduais, bem como a atuação da ANP têm refletido positivamente no mercado. Assinatura do Convênio com o governo do Estado de São Paulo de operacionalização do “perdimento”. A Lei Estadual 12.675/07 prevê que o posto com combustível adulterado terá o produto confiscado para uso do Estado. Projeto de Lei 1.137/09, em SP para inibir fraudes nos combustíveis iguala o ICMS dos solventes ao da gasolina e cria penalidades mais rígidas.

  5. Meio Ambiente. A sistemática inovadora para avaliação de riscos ambientais em postos e bases desenvolvida com a CETESB em São Paulo, e o Programa Jogue Limpo para a coleta e reciclagem de embalagens de lubrificantes foram muito importantes nessa área.

  6. O Sindicom prevê para 2010 que o consumo de Etanol Hidratado será maior que o da Gasolina, mas, que osproblemas de fraudes nesse setor ainda serão consideráveis.

    Fonte: Sindicom