Presidente do Grupo Fiat na Am�rica Latina analisa mercado.
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Cledorvino Belini fez uma an�lise da ind�stria automotiva local e uma avalia��o do
mercado internacional diante das atuais circunst�ncias, durante participa��o no
f�rum Tend�ncia em Tecnologia e Engenharia da Mobilidade, no dia 25 de novembro,
em Belo Horizonte, promovido pela SAE Brasil na Casa de Cultura Fiat.
O executivo entende que o Brasil foi o primeiro pa�s a sair da crise financeira
internacional e receber� um forte fluxo de recursos em investimentos no setor
automotivo. �O mercado local � muito atrativo e j� representa o quinto maior do
mundo�, disse Belini.
A m�dia di�ria de vendas de ve�culos, indicador que considera o mais expressivo
dos neg�cios no setor, foi de 14,7 mil unidades em setembro. Logo depois da
quebra do banco Lehman Brothers, o n�vel de 11,5 mil unidades di�rias
comercializadas no pa�s despencou para 8,3 mil, e sobrou um grande estoque de
ve�culos. Coube ao est�mulo do governo, por meio da redu��o do IPI, desmanchar
o enorme encalhe.
Para o presidente do Grupo Fiat, o potencial de crescimento das vendas de ve�culos
no pa�s � muito grande. Enquanto aqui h� um carro para cada 7,4 habitantes, nos
Estados Unidos o �ndice � de 1,2; na Europa, de 1,6 a 1,8; na Argentina, de 4,8.
�Para chegarmos ao n�vel de densidade da Argentina precisamos colocar no
mercado 15 milh�es de ve�culos. Para alcan�ar a Europa, 70 milh�es�, calcula
Belini.
Um dos fatores mais importantes para o Brasil ganhar competitividade, segundo o
executivo, � alcan�ar maior escala de produ��o local. Hoje h� apenas quatro
plataformas na regi�o, que respondem pela montagem de mais de 200 mil ve�culos por
ano. Na Europa h� 23 plataformas nessas condi��es; no Leste Europeu, 11; na �sia 42;
e na Am�rica do Norte, 23.
Segundo Belini, a ind�stria automobil�stica local j� alcan�ou a capacidade de
montar 4 milh�es de ve�culos por ano. H� 25 fabricantes e outras 200 mil empresas
na cadeia produtiva e de servi�os. O setor, que registra um faturamento de R$ 146
bilh�es e paga R$ 40 bilh�es em tributos, representa 23,3% do PIB industrial e
5,5% do PIB total.
O executivo avalia que o cen�rio internacional para a ind�stria automobil�stica
ainda traz grandes desafios. Este ano, o mercado mundial dever� absorver 54
milh�es de ve�culos, contra 70 milh�es de 2008. No pr�ximo ano, as vendas devem
avan�ar para 60 milh�es e s� em 2012 somar�o 75 milh�es.
O excesso de capacidade de produ��o mundial em 2009 � da ordem de 33 milh�es
de unidades. Em 2010, a sobra cair� para 26 milh�es e em 2011, para 19 milh�es.
A queda dos mercados foi diferente para cada regi�o do planeta. A R�ssia registra
uma queda de 51%; os Estados Unidos, 25%; a Alemanha, 26%; o Jap�o, 12%.
Poucos pa�ses sa�ram do vermelho, como o Brasil (7%) e a China (45%).
Com as mudan�as na geografia global, os BRICs passam a representar 28% do
mercado automotivo global. Em 2001, o �ndice era de apenas 9,8%.
Fonte: Automotive Business