Novas categorias de �leo podem ser aprovadas ainda este ano.
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As categorias API SN e ILSAC GF-5 j� est�o em fase final de aprova��o, para
serem publicadas ainda este ano e entrarem em vigor a partir de outubro de 2010.
Essa � a expectativa do mercado americano, principalmente das institui��es
ligadas aos fabricantes de ve�culos e desenvolvedores de tecnologia de lubrificantes.
O Comit� Internacional de Padroniza��o e Aprova��o de Lubrificantes (ILSAC), que �
respons�vel pela cria��o das especifica��es de �leos de motor para ve�culos de
passageiros, � formado por representantes das seguintes entidades: Alian�a dos
Fabricantes de Autom�veis (AAM) e a Associa��o Japonesa dos Fabricantes de
Autom�veis (JAMA). O Comit� ILSAC/OIL tamb�m tem a presen�a de representantes
do Instituto Americano de Petr�leo (API) e do Conselho Americano de Qu�mica (ACC),
este �ltimo representando a ind�stria de aditivos.
A proposta j� concretizada para a nova categoria ILSAC GF-5 teve a maioria de seus
testes aprovados rapidamente; entretanto, os itens que se referiam a dep�sitos nos
pist�es (WPD), no teste de motor da sequ�ncia III-G, e o teste de economia de
combust�vel da sequ�ncia VI-D para �leos xW-20 foram bastante discutidos, e as
discord�ncias permaneceram por muito tempo, colocando em risco o prazo inicialmente
estabelecido para a publica��o da especifica��o.
Os distribuidores de �leos juntamente com os fabricantes de aditivos alegavam que os
dois limites estabelecidos estavam em conflito, uma vez que os aditivos necess�rios
para combater os dep�sitos nos pist�es geralmente reduzem o desempenho no teste de
economia de combust�vel, por�m, os fabricantes de ve�culos insistiam em par�metros
mais r�gidos. No final, a posi��o do ILSAC foi de manter os n�veis mais exigentes.
A especifica��o API SN ser� uma vers�o da GF-5 sem as exig�ncias de economia de
combust�vel e dever� ser tamb�m aprovada ainda no m�s de dezembro deste ano para
come�ar a vigorar em outubro de 2010.