Novas categorias de �leo podem ser aprovadas ainda este ano.
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As categorias API SN e ILSAC GF-5 j� est�o em fase final de aprova��o, para serem publicadas ainda este ano e entrarem em vigor a partir de outubro de 2010.

Essa � a expectativa do mercado americano, principalmente das institui��es ligadas aos fabricantes de ve�culos e desenvolvedores de tecnologia de lubrificantes.

O Comit� Internacional de Padroniza��o e Aprova��o de Lubrificantes (ILSAC), que � respons�vel pela cria��o das especifica��es de �leos de motor para ve�culos de passageiros, � formado por representantes das seguintes entidades: Alian�a dos Fabricantes de Autom�veis (AAM) e a Associa��o Japonesa dos Fabricantes de Autom�veis (JAMA). O Comit� ILSAC/OIL tamb�m tem a presen�a de representantes do Instituto Americano de Petr�leo (API) e do Conselho Americano de Qu�mica (ACC), este �ltimo representando a ind�stria de aditivos.

A proposta j� concretizada para a nova categoria ILSAC GF-5 teve a maioria de seus testes aprovados rapidamente; entretanto, os itens que se referiam a dep�sitos nos pist�es (WPD), no teste de motor da sequ�ncia III-G, e o teste de economia de combust�vel da sequ�ncia VI-D para �leos xW-20 foram bastante discutidos, e as discord�ncias permaneceram por muito tempo, colocando em risco o prazo inicialmente estabelecido para a publica��o da especifica��o.

Os distribuidores de �leos juntamente com os fabricantes de aditivos alegavam que os dois limites estabelecidos estavam em conflito, uma vez que os aditivos necess�rios para combater os dep�sitos nos pist�es geralmente reduzem o desempenho no teste de economia de combust�vel, por�m, os fabricantes de ve�culos insistiam em par�metros mais r�gidos. No final, a posi��o do ILSAC foi de manter os n�veis mais exigentes.

A especifica��o API SN ser� uma vers�o da GF-5 sem as exig�ncias de economia de combust�vel e dever� ser tamb�m aprovada ainda no m�s de dezembro deste ano para come�ar a vigorar em outubro de 2010.