Honda continua n�o recomendando �leos sint�ticos.
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Apesar das opini�es especializadas e na contram�o da tend�ncia de quase todas as
montadoras, que especificam �leos de baixa viscosidade, s� fabricados com b�sicos
sint�ticos, a Honda do Brasil mant�m recomenda��o para o n�o uso de sint�ticos,
apesar de indicar o grau de viscosidade SAE 10W-30 para seus v�iculos.
A contradi��o da Honda parece que se d� somente no Brasil, uma vez que os manuais
americanos n�o fazem essa discrimina��o. A Honda dos Estados Unidos, para o modelo Civic
por exemplo, publica a seguinte recomenda��o:
�You may use a synthetic motor oil if it meets the same requirements given for
conventional motor oil: energy conserving, a service classification of SJ, and the proper
weight as shown on the chart.�
Ou seja, �Voc� pode usar �leo sint�tico se ele atender aos mesmos requisitos exigidos para o
�leo convencional: conserva��o de energia, classifica��o de servi�o API SJ e o peso
(viscosidade) apropriado conforme descrito no gr�fico.�
Os manuais brasileiros da Honda afirmam: �ATEN��O: A Honda n�o recomenda o uso de
lubrificantes sint�ticos.�
Segundo os especialistas do mercado, n�o existe nenhuma sustenta��o t�cnica para essa
restri��o, pois, muito pelo contr�rio, os �leos b�sicos sint�ticos possuem melhor resist�ncia �
oxida��o e � perda por evapora��o, al�m de produzirem lubrificantes com pel�culas finas e
resistentes, adequadas ao processo de lubrifica��o.
No Brasil, os �leos b�sicos produzidos pelas refinarias da Petrobras s�o minerais enquadrados
na classifica��o API Grupo I e n�o conseguem atingir os n�veis de desempenho exigidos para
�leos de mais baixa viscosidade que atendam �s mais modernas classifica��es de servi�o.
Quase todas as montadoras, no Brasil, utilizam para o �leo de primeiro enchimento o grau de
viscosidade SAE 5W-30, podendo haver op��o para o SAE 10W-30. Ambos s�o �leos feitos
invariavelmente com b�sicos sint�ticos ou, eventualmente, semissint�ticos. Nesse caso, o
pr�prio �leo recomendado pela Honda pode n�o estar enquadrado no conceito de mineral.
Segundo o consultor t�cnico Pedro Nelson Belmiro, o importante n�o � a discuss�o sobre o que
� mineral ou sint�tico, e sim que o �leo atenda �s especifica��es de desempenho e de
viscosidade adequadas ao ve�culo em quest�o. �Tamb�m n�o entendo a n�o recomenda��o de
�leos sint�ticos pela Honda do Brasil, uma vez que n�o h� suporte t�cnico ou mesmo teste
realizado que possa comprovar algum efeito mal�fico de um �leo sint�tico que se enquadre
corretamente nas classifica��es recomendadas�, declarou Belmiro.
A Honda tem se limitado at� agora a apenas confirmar as recomenda��es de seus manuais, mas
o mercado espera que haja alguma explica��o mais t�cnica para o assunto, ou mesmo uma
atualiza��o dos manuais.