Europa faz acordo para pneus ecológicos.
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Acordo entre a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu determina que, a partir de 2013, os pneus comercializados na União Européia terão que apresentar detalhes sobre sua eficiência de combustível, aderência a superfícies molhadas e ruído de rolagem.

Os pneus serão categorizados em um sistema de classes, com a melhor performance sendo classificada como “Classe A” e a pior como “Classe G”. Esse sistema oferecerá ao usuário um auxílio importante na tomada de decisão, ao comprarem novos pneus.

A Lanxess, empresa alemã de especialidades químicas e maior produtora no mundo de borracha sintética e produtos químicos de borracha tem efetuado pesquisas com polímeros para a fabricação de pneus com menor resistência de rolagem que, com isso, economizam combustível.

A redução no consumo de combustível pode diminuir a descarga de CO2 e o impacto no meio ambiente. Se todos os veículos fossem equipados com esses pneus, cerca de seis bilhões de combustível poderiam ser economizados todos os anos somente na Europa, levando a uma redução nas emissões de CO2 de cerca de 15 milhões de toneladas métricas.

Quando adotada, esta legislação ajudará a reduzir as emissões de CO2 e ruído nas estradas da Europa, através da utilização de pneus verdes com eficiência aprimorada de combustível, que não compromete a segurança. Além disso, os rótulos oferecerão maior transparência aos consumidores. A Lanxess espera que as novas regulamentações tragam um estímulo duradouro e positivo para a inovadora indústria européia de pneus e para a empresa sediada em Leverkusen.

“Este é mais um passo na direção correta e pedimos ao Parlamento e ao Conselho da UE e ao Conselho que adotem formalmente este acordo até o final ano”, disse Axel C. Heitmann, Chairman do Conselho de Administração da Lanxess AG.

Fonte: Communica Brasil (Paulo Moura/Patrícia Gattone)