Simpósio discutirá mercado brasileiro de lubrificantes.
 Imprimir     Indicar para amigo
O segundo Simpósio Internacional de Lubrificantes, que será realizado no centro de convenções Milenium, em São Paulo, no dia 29 de outubro, contará com uma mesa redonda que reunirá, em debate, representantes de grandes e pequenos produtores, montadoras, e órgãos do governo para analisar e trocar informações sobre o mercado brasileiro de lubrificantes.

O Mercado brasileiro de lubrificantes teve um avanço nos últimos anos, em termos de qualidade e também tem acompanhado o crescimento do país, mais especificamente da indústria brasileira. A ação da ANP, com o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Lubrificantes, tem sido fundamental para a moralização do mercado buscando uma concorrência mais saudável entre aqueles que trabalham com seriedade.

De acordo com o moderador do debate, Pedro Nelson Belmiro, os avanços são muito significativos; entretanto, ainda existe alguma nebulosidade quanto à precisão dos números de comercialização dos lubrificantes, e ao consenso sobre um nível mínimo de desempenho a ser adotado no Brasil.

Belmiro, que faz a coordenação técnica do Simpósio juntamente com Simone Hashizume, também acredita que um Simpósio como esse é de grande importância para que se valorize o segmento de lubrificantes, que necessita grandes investimentos em tecnologia e que muitas vezes não é devidamente considerado em face do baixo volume envolvido, se comparado ao dos combustíveis.

O Simpósio é mais uma realização conjunta do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP com a Associação de Engenharia Automotiva – AEA, e as inscrições podem ser realizadas pelo site www.aea.org.br, por e-mail, para eventos@aea.org.br, ou pelo telefone: 11-5575-9043 ramal 3.