Pré-sal vai exigir a capacitação de 240 mil profissionais até 2016.
 Imprimir     Indicar para amigo
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, informou, em debate no CONFEA, que será preciso treinar mais de 240 mil profissionais para a cadeia de suprimentos que irá atender às atividades de exploração da região do pré-sal.

Ao participar, no dia 25 de setembro, de debate promovido pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA, em Brasília, sobre a proposta do novo marco regulatório do petróleo e os desafios tecnológicos para a exploração da camada pré-sal, Gabrielli disse que para produzir o petróleo da camada pré-sal será preciso desenvolver a indústria nacional e treinar mais de 240 mil profissionais até 2016. "Essas pessoas serão treinadas não para a Petrobras, mas para a cadeia de suprimentos que irá nos atender".

De acordo com Gabrielli, o treinamento desses profissionais envolve instituições de ensino brasileiras, com 29 redes temáticas e mais de 500 pesquisadores. “Isso cria, fora da Petrobras, laboratórios de alto nível, capacitação de análise e interpretação e capacitação das áreas de ciência básica e aplicada tendo um impacto não somente sobre a Petrobras, mas também sobre a engenharia brasileira, sobre o desenvolvimento dos projetos e a pesquisa em geral do nosso país”.