Chevron anuncia sa�da do mercado de lubrificantes na �ndia.
Imprimir
Indicar para amigo
Ap�s quase 8 d�cadas de opera��es na �ndia, com 16 anos na atividade de
lubrificantes, a Chevron decidiu retirar-se do mercado de lubrificantes daquele
pa�s. A forte competi��o interna do setor e o modelo de neg�cio seriam os
principais motivos da sa�da.
De acordo com fontes ligadas � empresa, a decis�o est� ligada � estrat�gia global da
Chevron para otimiza��o de seu portif�lio e revis�o do neg�cio voltado ao crescimento
sustent�vel. Os neg�cios de aditivos, combust�veis de avia��o e licenciamento de
tecnologia continuar�o no pa�s.
A competitividade do mercado indiano � extremamente alta, incluindo companhias
nacionais como a Indian Oil, Hindustan Petroleum e Bharat Petroleum, al�m das
internacionais ExxonMobil, Shell e British Petroleum e outras independentes.
O mercado indiano de lubrificantes est� estimado em torno de 1,7 milh�o de metros
c�bicos por ano, atingindo em 2008 um valor total de US$2,5 bilh�es, com o segmento
automotivo representando 54% do mercado.