Chevron anuncia saída do mercado de lubrificantes na Índia.
 Imprimir     Indicar para amigo
Após quase 8 décadas de operações na Índia, com 16 anos na atividade de lubrificantes, a Chevron decidiu retirar-se do mercado de lubrificantes daquele país. A forte competição interna do setor e o modelo de negócio seriam os principais motivos da saída.

De acordo com fontes ligadas à empresa, a decisão está ligada à estratégia global da Chevron para otimização de seu portifólio e revisão do negócio voltado ao crescimento sustentável. Os negócios de aditivos, combustíveis de aviação e licenciamento de tecnologia continuarão no país.

A competitividade do mercado indiano é extremamente alta, incluindo companhias nacionais como a Indian Oil, Hindustan Petroleum e Bharat Petroleum, além das internacionais ExxonMobil, Shell e British Petroleum e outras independentes. O mercado indiano de lubrificantes está estimado em torno de 1,7 milhão de metros cúbicos por ano, atingindo em 2008 um valor total de US$2,5 bilhões, com o segmento automotivo representando 54% do mercado.