Chevron anuncia saída do mercado de lubrificantes na Índia.
Imprimir
Indicar para amigo
Após quase 8 décadas de operações na Índia, com 16 anos na atividade de
lubrificantes, a Chevron decidiu retirar-se do mercado de lubrificantes daquele
país. A forte competição interna do setor e o modelo de negócio seriam os
principais motivos da saída.
De acordo com fontes ligadas à empresa, a decisão está ligada à estratégia global da
Chevron para otimização de seu portifólio e revisão do negócio voltado ao crescimento
sustentável. Os negócios de aditivos, combustíveis de aviação e licenciamento de
tecnologia continuarão no país.
A competitividade do mercado indiano é extremamente alta, incluindo companhias
nacionais como a Indian Oil, Hindustan Petroleum e Bharat Petroleum, além das
internacionais ExxonMobil, Shell e British Petroleum e outras independentes.
O mercado indiano de lubrificantes está estimado em torno de 1,7 milhão de metros
cúbicos por ano, atingindo em 2008 um valor total de US$2,5 bilhões, com o segmento
automotivo representando 54% do mercado.