Programa Jogue Limpo busca abrangência nacional.
 Imprimir     Indicar para amigo
Inicialmente concebido no âmbito do Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes), o Programa Jogue Limpo, que trata do descarte de embalagens plásticas de lubrificantes, está aberto a outros parceiros. Mais informações sobre o assunto, e detalhes do programa podem ser conhecidos no site www.programajoguelimpo.com.br Segundo o engenheiro Eduardo Freitas, coordenador do programa, a idéia é ter, além do Sindicom, a participação dos principais sindicatos envolvidos com o mercado, como Simepetro, Sindilub, SindTRR, Sindirepa e a Fecombustíveis, através de um contrato nacional “guarda-chuva”, com aditivos para se adaptar às legislações estaduais.

“Temos a expectativa de transformar o Jogue Limpo em um programa da Indústria Nacional de Lubrificantes. Para chegarmos a uma solução ampla e definitiva, o trabalho tem que ser feito a muitas mãos”. Declarou Freitas.

Já o presidente do Simepetro ( Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo), Carlos Ristum, afirma que o programa é extremamente importante para a sociedade, porém, enquanto a ANP não disponibilizar os dados de comercialização dos lubrificantes abrangendo todos os produtores, fica quase impossível assinar um contrato e trabalhar com números reais.

O Programa Jogue Limpo já está implantado no Rio Grande do Sul, com uma média de 2500 pontos de coleta visitados por mês, em fase de implantação do Paraná e em estudo para os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. O foco é a embalagem plástica, e nos primeiros três meses de 2009, já foram coletados cerca de 561 mil quilos de plástico.