Pesquisadores apresentam motor flex diesel-gasolina.
Imprimir
Indicar para amigo
Engenheiros a Universidade de Madison, nos EUA, comandados pelo professor Roltz Reitz,
afirmam que um motor bi-combust�vel diesel-gasolina tem um aumento de efici�ncia de 20%
e produz n�veis muito inferiores de poluentes em rela��o aos motores diesel tradicionais.
Dois tanques separados
Em vez de misturar os dois combust�veis no tanque, como acontece nos motores bicombust�vel
brasileiros, a t�cnica consiste em usar dois tanques separados de combust�vel e misturar diesel
e gasolina no bico injetor do motor diesel, enviando para a c�mara de combust�o a composi��o
precisa para o melhor funcionamento do motor em cada condi��o de uso.
Essa composi��o, segundo os testes, variou de uma mistura 50-50 (50% de diesel e 50% de
gasolina) para um motor submetido a meia-carga, at� uma propor��o 15-85 quando o motor foi
submetido � sua pot�ncia total.
Velas de igni��o l�quidas
Normalmente uma mistura com 85% de gasolina n�o seria capaz de fazer funcionar um motor
diesel, porque a gasolina � menos reativa e mais dif�cil de queimar do que o diesel. Os
engenheiros resolveram o problema utilizando o que eles descreveram como uma "mistura de
resposta r�pida," que mant�m o diesel na propor��o m�nima para que o motor continue
funcionando com perfei��o.
"Voc� pode imaginar o spray de diesel na c�mara de combust�o como se fosse uma cole��o de
velas de igni��o l�quidas, que incendeiam as got�culas de gasolina," diz Reitz. "A nova
estrat�gia altera as propriedades do combust�vel misturando-os no interior da c�mara de
combust�o para controlar precisamente o processo de combust�o, baseando-se na quantidade e
momento que o diesel � injetado."
Efici�ncia t�rmica do motor
O processo funciona elevando a efici�ncia do motor, que passa a retirar mais energia do
combust�vel. A temperatura de funcionamento � cerca de 40% mais baixa do que em um motor
diesel convencional, o que diminui a perda de energia por meio da gera��o de calor.
Os melhores resultados obtidos em laborat�rio mostraram uma efici�ncia termal do motor
diesel de teste de 53%, superior ao mais eficiente motor em uso atualmente, um gigantesco
motor turbinado de dois tempos usado em navios, que alcan�a 50% de efici�ncia termal.
Qu�mica da combust�o
Al�m disso, o controle preciso da mistura entre os dois combust�veis otimiza a "qu�mica da
combust�o," segundo Reitz, o que se traduz em menos combust�vel n�o queimado saindo pelo
escapamento e menos gases poluentes.
O pesquisador afirma que, se a t�cnica fosse aplicada a todos os motores diesel em uso nos
Estados Unidos, isso representaria uma economia de combust�vel de 33%.
Embora tenha sido testado apenas em motores diesel, o engenheiro afirma que a tecnologia
tamb�m pode ser utilizada no sistema de inje��o eletr�nica dos motores a gasolina. Os motores
a gasolina usados hoje t�m uma efici�ncia termal de cerca de 25%.
Fonte: Site Inova��o Tecnol�gica