Pesquisadores apresentam motor flex diesel-gasolina.
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Engenheiros a Universidade de Madison, nos EUA, comandados pelo professor Roltz Reitz,
afirmam que um motor bi-combustível diesel-gasolina tem um aumento de eficiência de 20%
e produz níveis muito inferiores de poluentes em relação aos motores diesel tradicionais.
Dois tanques separados
Em vez de misturar os dois combustíveis no tanque, como acontece nos motores bicombustível
brasileiros, a técnica consiste em usar dois tanques separados de combustível e misturar diesel
e gasolina no bico injetor do motor diesel, enviando para a câmara de combustão a composição
precisa para o melhor funcionamento do motor em cada condição de uso.
Essa composição, segundo os testes, variou de uma mistura 50-50 (50% de diesel e 50% de
gasolina) para um motor submetido a meia-carga, até uma proporção 15-85 quando o motor foi
submetido à sua potência total.
Velas de ignição líquidas
Normalmente uma mistura com 85% de gasolina não seria capaz de fazer funcionar um motor
diesel, porque a gasolina é menos reativa e mais difícil de queimar do que o diesel. Os
engenheiros resolveram o problema utilizando o que eles descreveram como uma "mistura de
resposta rápida," que mantém o diesel na proporção mínima para que o motor continue
funcionando com perfeição.
"Você pode imaginar o spray de diesel na câmara de combustão como se fosse uma coleção de
velas de ignição líquidas, que incendeiam as gotículas de gasolina," diz Reitz. "A nova
estratégia altera as propriedades do combustível misturando-os no interior da câmara de
combustão para controlar precisamente o processo de combustão, baseando-se na quantidade e
momento que o diesel é injetado."
Eficiência térmica do motor
O processo funciona elevando a eficiência do motor, que passa a retirar mais energia do
combustível. A temperatura de funcionamento é cerca de 40% mais baixa do que em um motor
diesel convencional, o que diminui a perda de energia por meio da geração de calor.
Os melhores resultados obtidos em laboratório mostraram uma eficiência termal do motor
diesel de teste de 53%, superior ao mais eficiente motor em uso atualmente, um gigantesco
motor turbinado de dois tempos usado em navios, que alcança 50% de eficiência termal.
Química da combustão
Além disso, o controle preciso da mistura entre os dois combustíveis otimiza a "química da
combustão," segundo Reitz, o que se traduz em menos combustível não queimado saindo pelo
escapamento e menos gases poluentes.
O pesquisador afirma que, se a técnica fosse aplicada a todos os motores diesel em uso nos
Estados Unidos, isso representaria uma economia de combustível de 33%.
Embora tenha sido testado apenas em motores diesel, o engenheiro afirma que a tecnologia
também pode ser utilizada no sistema de injeção eletrônica dos motores a gasolina. Os motores
a gasolina usados hoje têm uma eficiência termal de cerca de 25%.
Fonte: Site Inovação Tecnológica