Pesquisadores apresentam motor flex diesel-gasolina.
 Imprimir     Indicar para amigo
Engenheiros a Universidade de Madison, nos EUA, comandados pelo professor Roltz Reitz, afirmam que um motor bi-combust�vel diesel-gasolina tem um aumento de efici�ncia de 20% e produz n�veis muito inferiores de poluentes em rela��o aos motores diesel tradicionais.

Dois tanques separados

Em vez de misturar os dois combust�veis no tanque, como acontece nos motores bicombust�vel brasileiros, a t�cnica consiste em usar dois tanques separados de combust�vel e misturar diesel e gasolina no bico injetor do motor diesel, enviando para a c�mara de combust�o a composi��o precisa para o melhor funcionamento do motor em cada condi��o de uso.

Essa composi��o, segundo os testes, variou de uma mistura 50-50 (50% de diesel e 50% de gasolina) para um motor submetido a meia-carga, at� uma propor��o 15-85 quando o motor foi submetido � sua pot�ncia total.

Velas de igni��o l�quidas

Normalmente uma mistura com 85% de gasolina n�o seria capaz de fazer funcionar um motor diesel, porque a gasolina � menos reativa e mais dif�cil de queimar do que o diesel. Os engenheiros resolveram o problema utilizando o que eles descreveram como uma "mistura de resposta r�pida," que mant�m o diesel na propor��o m�nima para que o motor continue funcionando com perfei��o.

"Voc� pode imaginar o spray de diesel na c�mara de combust�o como se fosse uma cole��o de velas de igni��o l�quidas, que incendeiam as got�culas de gasolina," diz Reitz. "A nova estrat�gia altera as propriedades do combust�vel misturando-os no interior da c�mara de combust�o para controlar precisamente o processo de combust�o, baseando-se na quantidade e momento que o diesel � injetado."

Efici�ncia t�rmica do motor

O processo funciona elevando a efici�ncia do motor, que passa a retirar mais energia do combust�vel. A temperatura de funcionamento � cerca de 40% mais baixa do que em um motor diesel convencional, o que diminui a perda de energia por meio da gera��o de calor.

Os melhores resultados obtidos em laborat�rio mostraram uma efici�ncia termal do motor diesel de teste de 53%, superior ao mais eficiente motor em uso atualmente, um gigantesco motor turbinado de dois tempos usado em navios, que alcan�a 50% de efici�ncia termal.

Qu�mica da combust�o

Al�m disso, o controle preciso da mistura entre os dois combust�veis otimiza a "qu�mica da combust�o," segundo Reitz, o que se traduz em menos combust�vel n�o queimado saindo pelo escapamento e menos gases poluentes.

O pesquisador afirma que, se a t�cnica fosse aplicada a todos os motores diesel em uso nos Estados Unidos, isso representaria uma economia de combust�vel de 33%.

Embora tenha sido testado apenas em motores diesel, o engenheiro afirma que a tecnologia tamb�m pode ser utilizada no sistema de inje��o eletr�nica dos motores a gasolina. Os motores a gasolina usados hoje t�m uma efici�ncia termal de cerca de 25%.

Fonte: Site Inova��o Tecnol�gica