Ônibus brasileiro a Hidrogênio começa a circular em agosto de 2009.
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Com a construção do primeiro veículo movido a Hidrogênio na América Latina, o
Brasil passa a ter posição global de destaque nesta tecnologia, ao lado dos Estados
Unidos, da Alemanha e da China.
O ônibus brasileiro a hidrogênio foi apresentado no início de julho e começará a circular a
partir de agosto. É movido a tração elétrica e o processo de propulsão (movimentação) do
veículo ocorre quando o hidrogênio armazenado nos tanques do ônibus é injetado na
célula a combustível. Lá ocorre um processo eletroquímico que produz energia elétrica por
meio da fusão do hidrogênio com o oxigênio do ar, liberando água como subproduto.
O sistema de célula a combustível não produz nenhum tipo de poluente. É diferente dos
ônibus com motores a diesel, no qual a energia térmica é transformada em energia
mecânica, ao mesmo tempo em que o combustível queimado gera resíduos poluentes.
A energia elétrica, depois de armazenada nas baterias, movimenta o motor elétrico de
tração (similar ao de um trólebus), instalado no eixo traseiro
O ônibus é híbrido (célula a combustível a hidrogênio + três baterias de alto desempenho)
e possui autonomia de rodagem de 300 km com o uso do hidrogênio. Se necessário,
consegue rodar mais 40 km utilizando a energia reservada nas baterias. Pode ser operado
exclusivamente com as células a combustível, somente com as baterias ou utilizar os dois
sistemas simultaneamente.
O veículo tem capacidade para armazenar 45 kg de hidrogênio em nove tanques e sua
média de consumo é de 15 kg de hidrogênio a cada 100 km percorridos.
O ônibus também conta com um dispositivo de regeneração do sistema de frenagem
(aproveitamento do calor), semelhante ao empregado na Fórmula 1, no qual a energia é
armazenada nas baterias e usada na necessidade de maior potência na movimentação do
veículo (em subidas, por exemplo).
EMTU/SP, coordenadora nacional do projeto, será responsável pelo acompanhamento e
avaliação do desempenho dos veículos que circularão nas 13 linhas do Corredor
Metropolitano ABD (São Mateus / Jabaquara), operado pela concessionária Metra.
Esse trabalho será feito até 2011 com os quatro ônibus previstos no projeto. Após o
período de testes, os veículos serão incorporados à frota operacional do corredor.
Fonte: Agência Fapesp