�nibus brasileiro a Hidrog�nio come�a a circular em agosto de 2009.
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Com a constru��o do primeiro ve�culo movido a Hidrog�nio na Am�rica Latina, o Brasil passa a ter posi��o global de destaque nesta tecnologia, ao lado dos Estados Unidos, da Alemanha e da China.

O �nibus brasileiro a hidrog�nio foi apresentado no in�cio de julho e come�ar� a circular a partir de agosto. � movido a tra��o el�trica e o processo de propuls�o (movimenta��o) do ve�culo ocorre quando o hidrog�nio armazenado nos tanques do �nibus � injetado na c�lula a combust�vel. L� ocorre um processo eletroqu�mico que produz energia el�trica por meio da fus�o do hidrog�nio com o oxig�nio do ar, liberando �gua como subproduto.

O sistema de c�lula a combust�vel n�o produz nenhum tipo de poluente. � diferente dos �nibus com motores a diesel, no qual a energia t�rmica � transformada em energia mec�nica, ao mesmo tempo em que o combust�vel queimado gera res�duos poluentes.

A energia el�trica, depois de armazenada nas baterias, movimenta o motor el�trico de tra��o (similar ao de um tr�lebus), instalado no eixo traseiro O �nibus � h�brido (c�lula a combust�vel a hidrog�nio + tr�s baterias de alto desempenho) e possui autonomia de rodagem de 300 km com o uso do hidrog�nio. Se necess�rio, consegue rodar mais 40 km utilizando a energia reservada nas baterias. Pode ser operado exclusivamente com as c�lulas a combust�vel, somente com as baterias ou utilizar os dois sistemas simultaneamente.

O ve�culo tem capacidade para armazenar 45 kg de hidrog�nio em nove tanques e sua m�dia de consumo � de 15 kg de hidrog�nio a cada 100 km percorridos.

O �nibus tamb�m conta com um dispositivo de regenera��o do sistema de frenagem (aproveitamento do calor), semelhante ao empregado na F�rmula 1, no qual a energia � armazenada nas baterias e usada na necessidade de maior pot�ncia na movimenta��o do ve�culo (em subidas, por exemplo).

EMTU/SP, coordenadora nacional do projeto, ser� respons�vel pelo acompanhamento e avalia��o do desempenho dos ve�culos que circular�o nas 13 linhas do Corredor Metropolitano ABD (S�o Mateus / Jabaquara), operado pela concession�ria Metra. Esse trabalho ser� feito at� 2011 com os quatro �nibus previstos no projeto. Ap�s o per�odo de testes, os ve�culos ser�o incorporados � frota operacional do corredor.

Fonte: Ag�ncia Fapesp