Lubrificantes de cristal líquido.
 Imprimir     Indicar para amigo
Pesquisadores alemães prometem um mundo com menos atritos e dão um prazo de até 5 anos para a novidade surgir no mercado.

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, deram um uso inesperado para os cristais líquidos, fazendo-os funcionar como lubrificantes e prometendo um mundo com menos atritos - pelo menos quando o assunto são motores e engrenagens que devem funcionar ininterruptamente. Nos primeiros testes, o lubrificante de cristal líquido fez o atrito entre duas placas metálicas cair quase à zero, com um rendimento que supera em larga margem os melhores óleos lubrificantes existentes atualmente.

Segundo o coordenador da pesquisa, Dr.Andreas Kailer, os cristais líquidos não têm se mostrado adequados como lubrificantes para rolamentos de esferas, já que a pressão de contato é muito grande. “Para mancais deslizantes, por outro lado, os lubrificantes de cristais líquidos são a solução perfeita," explica o pesquisador.

Cristal líquido mais barato Agora os pesquisadores esperam resolver a questão econômica para a disseminação do uso do novo lubrificante. Como os cristais líquidos são produzidos para o mercado de telas e monitores, eles são muito caros. E para o Dr. Kailer, a saída pode estar na simplificação do seu processo de síntese, já que os lubrificantes não exigem um cristal líquido tão puro quanto às telas.

Fonte: Site Inovação Tecnológica