Petronas importa navio de grupo III.
 Imprimir     Indicar para amigo
A empresa Petronas Lubrificantes Brasil S.A., que adquiriu a FL em 2007, está importando de sua matriz na Malásia um navio tanque de óleos básicos de grupo III (4cSt. e 6 cSt.), que serão estocados no porto de Santos, de onde serão distribuídos para todo o Brasil, e também aos clientes da América Latina.

A Petronas, uma das líderes mundiais em petróleo e gás, criou a ETRO, refinaria totalmente integrada de óleo básico do grupo III, situada em Melaka, na Malásia.

Esta refinaria iniciou suas atividades em novembro de 2008, com uma capacidade produtiva de 300.000 toneladas/ano. Seu processo de obtenção do óleo básico é feito por intermédio de hidrotratamento e desparafinização catalítica, gerando básicos do grupo III de altíssima qualidade e baixo Ponto Mínimo de Fluidez possibilitando formulações mais econômicas, especialmente para lubrificantes onde o valor do CCS (Cold Cracking Simulador) é determinante.

Vale salientar que a principal matéria prima utilizada, o petróleo, também tem sua origem nas reservas da Petronas, oriundas do Golfo da Malásia e do Oriente Médio.

A Petronas Lubrificantes Brasil será encarregada da comercialização dos básicos de grupo III no mercado brasileiro e sul-americano tendo para criado um sistema inédito de armazenagem no Porto de Santos, capacitada a receber volumes através de navios, permitindo um faturamento a granel para seus clientes. A primeira carga vinda da Malásia desembarcará no Brasil no final do mês de março.

Segundo fontes da empresa no Brasil, A Petronas Lubrificantes Brasil S.A. irá importar dois produtos com diferentes graus de viscosidade: ETRO 4 (visc. @ 100°C = 4 cst) e ETRO 6 (visc. @ 100°C = 6 cst), onde já foram realizados testes em pacotes da Infineum e Lubrizol, em formulações de PCMO 0W e 5W, assegurando a qualidade do óleo.