ANP atualiza banco de dados com novo sistema.
 Imprimir     Indicar para amigo
Já é possível o acompanhar o andamento de processos na ANP pela Internet, devido ao novo sistema de banco de dados e o link inaugurado em 13 de março no site da ANP. Produtos não atualizados até 31 de março serão cancelados.

No dia 13 de março de 2009, a ANP inaugurou em seu site o novo link para consulta aos registros de óleos e graxas lubrificantes e aditivos em frasco para óleo acabado.

Basta entrar no site www.anp.gov.br e no link busca rápida selecionar consulta aos registros de produtos. Além da opção de acompanhamento da situação de processos de registros, o internauta poderá optar pela pesquisa de produtos já registrados na ANP.

Em 2008, a ANP realizou uma atualização de seu banco de dados, que agora se tornou mais moderno e transparente. Para tanto, com base no Art. 15º da Resolução ANP nº 10 de 7 de março de 2007, a ANP solicitou às empresas o envio de documentação para atendimento ao disposto na referida Resolução ANP nº 10/07. Já havendo terminado os prazos estabelecidos, em 31 de março de 2009, todos os produtos não atualizados serão cancelados, com base no disposto no artigo 12, inciso IV da referida Resolução ANP nº 10/07.

O novo sistema de banco de dados utilizado pela ANP, chamado RGP, é mais rápido e completo que o anterior, facilitando o trâmite dos processos. Além disso, tornou possível o acompanhamento do andamento dos processos via internet, o que vem ocorrendo desde meados de 2008. Esse fato é ganho de tempo para o agente, que não precisa mais ligar para a ANP para se informar, e para a própria ANP, que recebe menos ligações e pode se dedicar mais a análise dos processos de registro.

Com isso, o consumidor é o principal vencedor, pois poderá confirmar que o produto que utiliza é, realmente, registrado na ANP.