Produção de veículos sobe em janeiro.
 Imprimir     Indicar para amigo
A produção das montadoras, no mês de janeiro de 2009, atingiu a marca dos 186,1 mil veículos, ficando 92,7% acima de dezembro , quando as fábricas quase pararam suas linhas de montagem, porém, ainda registra uma queda de 27,1% em relação a janeiro de 2008.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA, com relação ao número de licenciamento de veículos, os números de janeiro mostram uma alta de 1,5% comparado a dezembro, mas uma queda de 8,1% na comparação com o mesmo período de 2008, quando esse número atingiu a 215 mil unidades.

Segundo o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – FENABRAVE, Sérgio Reze, dede a recuperação do mercado ocorrida em dezembro, é necessário revisar as previsões para 2009. A entidade havia projetado queda de 19% nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves para 2009 o que, segundo ele, seria traumático para o setor e para a economia. Após o anúncio do pacote do governo, que reduziu a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos e de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) até 31 de março de 2009, as vendas foram estimuladas, e a previsão agora chega a um crescimento de 3,13% para todos os segmentos. “Só poderemos confirmar essa tendência após os dois primeiros meses, mas acreditamos que , mantidas as condições atuais, o mercado deverá sair da queda para um crescimento moderado, o que é ótimo, pois, representa mais de 700 mil veículos”, avalia Reze.